O assistente técnico de José Mourinho, Rui Faria, conversou com a Chelsea TV sobre a programação da pré-temporada e os resultados da mesma. Faria afirmou que os jogadores vêm sendo obedientes em relação ao que foi requerido, porém, em algumas situações, eles estão se adaptando, por se tratar de ambientes que não contam com a infraestrutura ideal para os treinamentos, em comparação com Cobham.
Chelsea TV: Você consegue descrever sua satisfação em relação a temporada nesta pré-temporada?
Rui Faria: Estou satisfeito, mas não sou somente eu, o corpo técnico do clube está muito feliz pelo trabalho. O time está focado e trabalhando de uma maneira fantástica. Temos tido treinamentos desde o dia oito de Julho, e estamos obtendo progresso pelo fato dos atletas estarem comprometidos com a pré-temporada.
CTV: A maioria dos atletas completaram todas os treinos, isso é muito satisfatório para o departamento técnico, não é?
RF: É fantástico. Na verdade, os que não fizeram todas as sessões, tiveram motivos reais. Logo, estamos satisfeitos com o trabalho dos jogadores.
CTV: Até onde você encontrou facilidade (para treinar os atletas) na Ásia e na América? Vem sendo um desafio para você?
RF: Posso dizer que não é perfeito, mas todos estão se esforçando e entendem as condições impostas. Quando você tem as condições de Cobham para treinar, que são as melhores, tem que adaptar o atleta a um treinamento de alto nível, assim como o centro de treinamento. Não posso exigir o mesmo, fora das melhores condições.
CTV: Quanto o programa da pré-temporada evoluiu desde a sua chegada ao Chelsea?
RF: Sempre há evolução. Não nunca paramos, a ideia é manter-se trabalhando para chegar aos objetivos estabelecidos pelo treinador. Mourinho implementou sua filosofia de trabalho, para melhorar as filosofias impostas anteriormente. Respeitamos o que foi feito no passado, mas utilizaremos de nossas ferramentas para melhorar os resultados.
CTV: Você vê essa parte da temporada como a mais importante?
RF: As pessoas costumam falar isso anteriormente, na verdade, vejo como a melhor parte para deixar os atletas em forma, seja fisicamente como na forma de atuar. Estamos perseguindo a meta de assimilar as idéias do treinador, assim como a parte física que é essencial.
CTV: Até que ponto as sessões planejadas estão avançadas? E se houve facilidade na implementação das sessões?
RF: Planejamos tudo com muita antecedência, sabíamos do risco das alterações, mas tudo está de acordo. Temos ciência podemos encarar mudanças repentinas.
CTV: Está curtindo a vida de volta ao Chelsea?
RF: É uma casa. Parece que nunca tinha dito adeus. Foi uma grande experiência na Itália e na Espanha, mas é como voltar para casa.