A Associação de Futebol publicou um relatório de 63 páginas para poder explicar detalhadamente as acusações feitas ao jogador. Terry foi punido em quatro jogos e terá de pagar uma multa de £ 220.000 por ter abusado racialmente de Anton Ferdinand.
A comissão reguladora encarregada do caso explicou que, as palavras usadas pelo zagueiro, não eram credível e sua defesa era “improvável, implausível e artificial”. O capitão dos Blues ainda tentou justificar-se e disse que Ferdinand o interpretou erroneamente. No entanto, o relatório diz que Terry usou o termo como um insulto, levando-o a bani-lo por quatro jogos.
“A comissão tem o direito de utilizar a sua experiência de vida coletiva e as pessoas para julgar o comportamento”, diz o relatório.
“Temos observado o conteúdo do filme muitas vezes. Na fase crítica, durante o qual ele usa as palavras, o Sr. Terry pode ser visto sorrindo inicialmente, porém sua expressão facial muda para desdenhoso e insolente.”
“Em vez disso, estamos bastante satisfeitos, e encontrar no balanço das probabilidades, que as palavras ofensivas foram ditas por meio de insulto.”
O caso lembra a situação que viveu Luis Suárez, atacante do Liverpool. No entanto, o jogador foi acusado de ter ofendido racialmente o lateral Evra chamando-o de ”negro” por oito vezes e, sendo assim, foi punido por oito partidas. Já na punição do zagueiro, a comissão alegou que John Terry tenha usado as palavras ofensivas apenas uma vez.
O relatório acrescenta: “Não é o caso da FA concluier se o Sr. Terry é um racista. Há um grande corpo de prova testemunhal, incluindo declarações de futebolistas negros dizendo que ele não é racista.”
O capitão do Chelsea ainda tem até 18 de outubro para apelar contra punição da FA. O clube está relutante em comentar sobre o assunto, mas Di Matteo fez endossar personagem de Terry e dizer que ele permanece capitão indo para jogo do fim de semana contra o Norwich.
“Eu não tive a chance de ler o documento. Eu quero, sim “, disse Di Matteo.
“Do meu julgamento sobre este homem, eu o conheço há muitos, muitos anos e eu nunca tive qualquer dúvida sobre o fato de que seus comentários seriam de qualquer tipo de discriminação contra qualquer outra parte étnica.”
“Temos que esperar até que o processo for concluído. No momento, ele é o nosso capitão e ele está disponível para jogar e que é a situação.
“Ele tem sido excelente para nós. Eu julgo os jogadores sobre o que eu vejo, quando eles jogam. “
Quando perguntado se ele nunca foi aceitável usar “negro” a palavra, Di Matteo respondeu: “Temos que melhorar em respeitar outros, em geral, não importa de onde você vem ou o que a cor da pele que você tem é de respeitar.. a oposição “.