O ator, diretor britânico e presidente honorário do Chelsea Richard Attenborough morreu hoje aos 90 anos. A confirmação foi feita por seu filho à emissora “BBC”. Famoso diretor com várias décadas dedicadas ao cinema, Attenborough se destacou ao vencer dois Oscars de direção e produção por “Gandhi” em 1983, e por sua participação no filme “Parque dos Dinossauros” de 1993.
Attenborough nasceu na cidade inglesa de Cambridge em 1923, e dedicou sua vida a duas de suas grandes paixões: cinema e Chelsea FC. Nos anos 40, ele foi escolhido para um papel no filme “Brighton Rock”, mas, para isso precisou melhorar sua condição física e durante duas semanas treinou juntamente com o elenco dos Blues. Nesse período conheceu e virou amigo de Tommy Lawton, principal centro-avante do futebol inglês na época, que lhe dava ingressos para as partidas.
Lawton foi transferido de time pouco tempo depois, mas já era tarde, pois Attenborough se apaixonou pelo Chelsea e se tornou blue para o resto de sua vida. O diretor compartilhou seu amor também em Hollywood, e já surpreendeu os jogadores do elenco ao levar o ator americano Steve McQueen ao vestiário da equipe profissional.
Foi diretor do Chelsea entre 1969 e 1982, saiu por conta de trabalhos no exterior e premiações que o impossibilitaram de continuar seu trabalhos nos Blues. Sua maior contribuição ao clube viria mais tarde, justamente na pior época financeiramente para o Chelsea.
Attenborough comprou ações que ajudaram o clube e isso foi um fator importante para todo o futuro do Chelsea. Em agradecimento, ele foi nomeado Vice-Presidente do clube, posição que exerceu até 2008, e nesse mesmo ano ele foi nomeado como Presidente Honorário dos Blues. Ao receber uma placa comemorativa por esse título, ele declarou “‘Eu vou varrer o Oscar para fora da lareira e agora colocar esta placa bem em cima. Isso significa tanto para mim como qualquer prêmio ou honra que me foi dada no passado“.
Além do Chelsea e do cinema, o diretor dedicou grande parte de seu tempo para a caridade, ajudou a melhorar as instalações para deficientes físicos em Stamford Bridge e auxiliou instituições carentes que cuidam de crianças e de portadores de Distrofia Muscular.