Thorgan Hazard, que está em sua segunda temporada emprestado ao Zulte Waregem, ganhou a Chuteira de Ouro, premiação dada ao melhor jogador da Jupiler Pro League, a liga belga, em 2013.
Hazard, dois anos mais novo que seu irmão Eden Hazard, foi contratado pelo Chelsea em 2012, mas voltou por empréstimo ao futebol belga após ter jogado uma partida pelo Chelsea sub-21, e outra partida pelo Chelsea sub-19. Ele fez 37 jogos e marcou cinco gols em 2012/13, a melhor temporada da história do Zulte Waregem, que ficou em segundo no campeonato belga, pouco atrás do Anderlecht.
O jovem de 20 anos, que joga como meia-atacante, continuou a sua boa fase na atual temporada, marcando 10 gols em 23 jogos (pela liga e copa belga), com sua equipe atualmente em quarto lugar na liga. Ele também é o capitão, e em maio do ano passado estreou pela seleção belga, em um amistoso contra os EUA.
Durante a cerimônia, Hazard, que contribuiu com 17 gols e 17 assistências no ano passado, também conquistou o prêmio de jogador jovem mais promissor do ano de 2013. A premiação da Chuteira de Ouro foi decidida por votos de jornalistas e figuras proeminentes do futebol.
Thibaut Courtois foi eleito o melhor jogador belga no exterior. Eden Hazard foi um dos indicados, assim como Vincent Kompany, do Manchester City.
Courtois, que foi contratado pelo Chelsea em 2011, está emprestado ao Atlético de Madrid pela sua terceira temporada. No ano passado, ele ajudou o clube a vencer o Real Madrid na final da copa espanhola, além de ser escolhido o melhor goleiro da La Liga.
Enquanto isso, Eden Hazard foi indicado para o prêmio de jogador dos torcedores do mês de janeiro da PFA/FTBPro. O belga está em uma ótima fase nas últimas 4 semanas, marcando em jogos consecutivos contra Swansea e Liverpool em dezembro, antes de marcar contra o Hull City no último dia 11.
Emmanuel Adebayor (Tottenham), Yohan Cabaye (Newcastle), Santi Cazorla (Arsenal), Luis Suarez (Liverpool) e Yaya Toure (Manchester City) foram os outros indicados.