Patrick Bamford, emprestado ao Middlesbrough, foi nomeado o Jogador do Ano da Championship durante a cerimônia da Football League Awards em Londres, no último domingo (19). Bamford bateu dois outros concorrentes ao prêmio, Troy Deeney do Watford e Daryl Murphy, representando o Ipswich Town.
Patrick veio para Londres em 2012 do Nottingham Forest, clube de infância que o contratou aos oito anos de idade. O inglês passou por empréstimo ao MK Dons e Derby County, subindo rapidamente para o primeiro time do County antes de ser dada a oportunidade de se juntar a Middlesbrough para a temporada 2014/15, onde anotou 19 gols até agora.
Com apenas 21 anos de idade, Bamford ganhou a reputação de goleador, e um dos jovens jogadores mais cotados da Inglaterra e Europa. Suas performances tem dado um empurrão para a promoção do Boro à Premier League, o que lhe garantiu não só a aclamação dos torcedores do Middlesbrough ou do treinador Aitor Karanka, mas também de todos os demais dirigentes da Championship que votaram nele.
Ao ganhar o prêmio, Bamford agradeceu a equipe do Boro e fez questão de relembrar que o seu sonho é vestir o uniforme dos Blues, e que no final da temporada jogador e clube discutirão sobre seu futuro em Stamford Bridge.
“Em primeiro lugar eu tenho que me concentrar nesses últimos jogos, e espero que o Boro, como uma equipe, suba para a Premier League. Depois disso estarei me concentrando na Euro com a Inglaterra, então acredito que quando eu voltar poderei sentar com o Chelsea e conversar sobre o que está acontecendo. Existe uma chance aberta de que eu poderia jogar contra o Boro, mas não descobrirei até julho. Obrigada ao clube, aos meus colegas de equipe, pois sem eles eu não estaria aqui, e claro, obrigada ao treinador e a minha família.”
“Não existe motivos para eu não querer estar no Chelsea. Esse é o meu sonho, vestir a camiseta azul, e espero que isso se torne realidade.”
“Num clube como o Chelsea você tem dinheiro para ir a fora e comprar atacantes de classe mundial como Diego Costa. E ainda existe a pressão que eles têm para conquistar troféus e campeonatos. É só mais uma daquelas coisas, você tem que lidar, ser paciente e esperar pela recompensa vir.”
Bamford acredita que o Middlesbrough foi a escolha perfeita para ele, já que o estilo de José Mourinho e Karanka são semelhantes.
“No início da temporada eu tive uma discussão com o Chelsea, e eles decidiram que, dos clubes que estavam interessados, o Middlesbrough seria a melhor opção não só para mim como um jogador, mas estar no Middlesbrough me prepararia para o Chelsea no próximo ano ou no ano seguinte.”