O jogador Christian Atsu, emprestado pelo Chelsea ao Everton, recebeu neste domingo (8) o prêmio de melhor jogador da Copa Africana de Nações. Apesar de sua expressiva conquista individual, a felicidade não foi completa para Atsu, porque sua seleção, Gana, foi derrotada pela Costa do Marfim nos pênaltis e teve de se contentar com o vice-campeonato.
Atsu foi o grande destaque de Gana em sua boa campanha na Copa Africana de Nações. O winger emprestado ao Everton colecionou atuações de qualidade durante toda a competição e na partida de hoje por pouco não balançou as redes em arremate perigoso; apesar disso, foi substituído na prorrogação, pouco antes da disputa de pênaltis.
O duelo entre Costa do Marfim e Gana reservou grandes emoções para os pênaltis: foram batidos 14 – um deles pelo ex-jogador do Chelsea, Salomon Kalou, que converteu. O título só foi confirmado quando o goleiro Barry, dos Elefantes, converteu pênalti em cima de Razak.
Christian Atsu foi titular em todos os seis jogos de Gana nesta Copa Africana de Nações e encerrou o torneio com dois gols marcados. O jovem jogador de 23 anos é uma das grandes promessas do futebol africano e do Chelsea.