A Premier League revelou que houve um recorde de testagens positivas para Covid-19 entre jogadores e membros da equipe técnica, mas que se mantém confiante que as partidas irão continuar conforme planejado. Entretanto, o que se viu durante as últimas duas rodadas de testes foram 40 casos positivos em 2.295 testes. O que preocupa é a tendência de alta, que vem crescendo desde o começo de dezembro de 13 casos semanais até os números de hoje.
No meio tempo, o Reino Unido entrou no terceiro lockdown nacional na noite de segunda-feira (5) por conta do surgimento de uma nova cepa, mais contagiosa, do vírus no país. Assim, apesar do esporte não ter sido suspenso, a Premier League teve três partidas adiadas. A derrota do Chelsea para o Manchester City viu o time de Guardiola perder vários atletas contaminados, por exemplo.
“Os jogadores e staff que testarem positivo irão passar por autoisolamento de 10 dias. Além disso, a Premier League está fornecendo informações somente para manter a integridade da competição. Ou seja, não forneceremos nenhum detalhe individual e divulgaremos os resultados após cada rodada de testes”, afirmou a liga inglesa. A pandemia no país ainda continua a se alastrar com mais de 50.000 casos confirmados, em todo o território, em cada um dos últimos oito dias.
Além disso, todos os 72 clubes da EFL estão sendo testados esta semana e, ao todo, 52 partidas das ligas inferiores foram adiadas. Enquanto isso, a FA Cup começa na sexta-feira com 32 jogos ao longo de quatro dias.