Possível criação de liga para times B daria novo destino aos britânicos da base do Chelsea

Presidente da FA, Greg Dyke
Presidente da FA, Greg Dyke, está a frente da proposta

Uma das mais intensas discussões na imprensa inglesa atualmente se refere a proposta encabeçada pelo presidente da Football Assotiation, Greg Dyke, de criar uma liga de times B similar a já existente no futebol espanhol. A nova Liga seria situada entre a terceira e a quarta divisão inglesa e estaria composta de 10 times B da Premier League e 10 clubes de quarta divisão e os clubes B poderiam subir até no máximo a segunda divisão inglesa.

Tais planos seriam para revigorar o futebol de base inglês para a Copa de 2022, uma vez que tais times B não permitiriam a presença de jogadores estrangeiros e 19 dos 25 jogadores deverão ser abaixo de 21 anos.

O presidente da FA inclusive já teceu críticas ao Chelsea a respeito da falta de jogadores britânicos no elenco atual do time.

“Tivemos um grande campeonato nesta temporada, mas acho que apenas dois dos nossos jogadores (ingleses) jogam regularmente com o City e dois ou três no Chelsea. É possível que tenha mais no ano que vem, mas de qualquer forma acho isso bastante deprimente”, lamentou o dirigente, que enalteceu o Liverpool por possuir “quatro ou cinco” jogadores ingleses.

Uma das medidas mais intrigantes a serem aderidas é a do “empréstimo estratégico” no qual clubes das duas primeiras divisões da Inglaterra fariam parcerias com clubes de divisões inferiores para dar mais oportunidades a britânicos de 18 a 21 anos jogarem futebol.

Se isto seria obrigatório e o que isto significaria a um clube como o Chelsea que empresta tantos jogadores para clubes de primeira divisão fora do país, como Atlético de Madrid e Vitesse, ainda é incerto. Porém, Liverpool, Stoke, Manchester City e Manchester United são clubes mencionados como empolgados com as idéias apresentadas pela FA.

A proposta porém já encontra oposição de personalidades das divisões inferiores, dentre eles o presidente do Peterborough, Darrah MacAnthony, além de grande parte da imprensa local. As críticas mais frequentes questionam o quanto isto poderia prejudicar os clubes de menor expressão mas de grande torcida da segunda divisão e abaixo e como isto apenas potencialmente beneficiaria clubes da elite do futebol inglês.

De qualquer forma caso a proposta realmente vá para frente, isto poderia no mínimo significar uma mudança de ares para a maior parte dos atuais jogadores britânicos jovens do Chelsea, campeões da FA Youth Cup e da Liga sub-21 deste ano, e que se encaixem nos padrões a serem exigidos caso a Liga B seja oficializada.

O próximo passo da FA será um período de consultação de tal proposta. Nenhuma data concreta foi dada para uma decisão final.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.