No confronto entre Chelsea e Manchester United pela Capital One Cup, um ato de racismo marcou a partida. A comissão do Chelsea e a polícia britânica abriram uma investigação após a foto ser publicada na internet. O torcedor dos Blues aparenta estar imitando um macaco e, dessa maneira, provocando o atacante dos Red Devils. O clube londrino pronunciou sobre o ocorrido em uma nota oficial.
“O Chelsea Football Club pode confirmar que estamos investigando um incidente envolvendo um membro da multidão no jogo de ontem à noite contra o Manchester United.”
“O clube vai examinar todas as imagens disponíveis e procurar quem pode identificar o indivíduo e entrar em contato com o clube. Chelsea FC está empenhado em remover todas as formas de discriminação e se temos provas suficientes, vamos tomar a ação mais forte possível, incluindo acusação criminal.”
A polícia metropolitana também comentou o caso depois de receber uma denúncia.
“Uma investigação foi lançada. Não houve prisões, mas as investigações continuam”, disseram em um comunicado.
O incidente aconteceu três dias depois do encontro entre ambas as equipes, mas pela Premier League, onde o árbitro Mark Clattenburg foi acusado pelo Chelsea, alegando que o juiz supostamente teria usado ”linguagem imprópria” contra John Obi Mikel.
O chefe de sindicato dos jogadores ingleses, Gordon Taylor, afirmou que Clattenburg está sofrendo fortes acusações e depois do ocorrido, o árbitro já foi punido e não apitará pela próxima rodada da Premier League.