Petr Cech agradece férias prolongadas e se diz feliz em trabalhar novamente com Mourinho

Petr Cech faz participações especiais na banda de rock alternativo Eddie Stoilow. (Foto: Rex Features)

Com o retorno ao centro de treinamento Cobham marcado para a próxima semana, o goleiro Petr Cech refletiu sobre as curtas férias, os dias adicionais concedidos aos jogadores por José Mourinho e algumas atividades surpreendentes que o tcheco encarará.

Mourinho mudou a data da reapresentação do elenco do dia 03 para o dia 08 de julho e Cech deu mais detalhes sobre como o novo treinador abordou o assunto com os jogadores: “Ele (Mourinho) ligou para cada um de nós e nos perguntou sobre nossa condição física e se estávamos prontos para começar a pré-temporada. Por fim, ele decidiu nos dar uma semana a mais de descanso e brincou dizendo que deveríamos dar crédito a ele por isso,” disse o goleiro de 31 anos à imprensa tcheca durante a semana.

Cech se prepara para encarar um novo técnico no começo de uma nova temporada no Chelsea pela sexta vez, apesar de ter trabalhado com Mourinho na primeira passagem do técnico pelo clube. “Todo novo técnico chega com ideias, projetos, um longo contrato e você como jogador espera que isso dure para sempre. Todos os anos eu digo para mim mesmo: ‘Esse é um grande técnico no cenário mundial, com ampla experiência e esperamos que ele permaneça aqui por muitos anos. Então alguma coisa acontece no meio do caminho e dois anos depois eu estou dizendo a mesma coisa em relação a outro técnico. Mas futebol é assim mesmo. Tudo depende das circunstâncias e como o time evolui, mas eu tenho grandes lembranças com José. Foi ele quem me deu a chance de ser o dono da camisa número 1 no Chelsea. Eu tinha 22 anos e estava vindo para um grande clube onde Carlo Cudicini era o primeiro goleiro, e ostentava o maior número de partidas sem tomar gols na temporada anterior. Você pensa: ‘Se o novo treinador o escolher, você não tem chance nenhuma no time’. Esse era o desafio na época. Mas ele (Mourinho) me deu a oportunidade de jogar e mostrar o meu trabalho e foi aí que minha carreira começou. E, claro, nós tivemos muito sucesso naquela época. Eu espero que possamos repetir isso agora e ir mais além.”

Mourinho é um treinador que foca muito o seu trabalho nos jogadores e procura desenvolvê-los ao máximo e seus pupilos reconhecem o impacto do português na evolução de suas carreiras. “Ele sempre te faz ver o que ele quer que você veja. Ele conhece o seu elenco e é muito cuidadoso em como ele administra os seus jogadores e todos se sentem parte do time. No seu trabalho individual com os jogadores, ele traz mínimos detalhes em termos de preparação de cada um. Ele é muito exigente, mas todo mundo acaba rendendo o seu máximo, quer estejam jogando ou não. Isso faz os jogadores terem vontade de trabalhar mais.”

E Cech não para por aí, acrescentando mais sobre o trabalho minucioso do treinador que ganhou dois títulos da Premier League à frente dos Blues: “É a mentalidade, a maneira detalhada como ele expõe as coisas. Ele é um técnico que prefere perder do que empatar. Alguns treinadores dizem ‘Ok, se não der para ganhar, pelo menos não perca.’ Mas com ele não é assim. Ele está focado apenas na vitória, e quer que ela venha jogando bem. Nesse caso bem não significa necessariamente bonito aos olhos. Às vezes joga-se bem jogando-se feio. Se você joga contra um time que marca muito você tem de achar um jeito de reverter isso. Na Premier League os times jogam de diferentes maneiras e é praticamente impossível jogar bonito todo o tempo. Jogar bem significa que taticamente você está preparado para usar as armas que vão derrotar o seu adversário. Às vezes você consegue impor o seu jogo e mostra um futebol que enche os olhos, mas às vezes você tem de lutar porque você precisa ganhar a partida para vencer o campeonato. Isso é jogar bem,” complementa Cech.

O jogador revela ainda que foi surpreendido pela demissão do técnico em 2007, pois no seu ponto de vista era um trabalho que estava dando certo. Mas ele está ansioso por voltar a trabalhar com Mourinho após seis anos, mesmo sabendo do peso que o nome do português traz nesse momento distinto do futebol inglês. Cech acha que no cenário atual após a aposentadoria de Alex Ferguson – ex-técnico do Manchester United – e a saída de Roberto Mancini do Manchester City, talvez os dois maiores rivais ao time de Londres nas competições locais, a atenção de todos estará no Chelsea e em Mourinho.

Mas a pressão adicional não parece ser um problema para o goleiro. “É mais fácil para alguém avaliar uma situação se eles se afastam dela e depois voltam. Eu acredito que ele vá encontrar um grande time, com jogadores de qualidade e uma infra-estrutura excelente.”

“Eu espero que tudo isso ofereça a Mourinho um bom começo,” conclui o #1 dos Blues.

Férias Produtivas

Além de merecido descanso na Espanha, Cech aproveitou as férias para ficar com as crianças em uma oficina de uma semana em Praga e também participar de um festival de rock na República Checa.

O evento com as crianças faz parte do seu calendário anual e, pela oitava vez, o goleiro vai ao campo de treinamento do Sparta Praga falar a crianças de sete a quinze anos vindas de diversos lugares do mundo. Com palavras de encorajamento, Cech tenta inspirar jovens talentos a seguir a carreira profissional no esporte que o consagrou, mas não só isso. “Não é apenas futebol, mas ensiná-los a respeito de uma alimentação saudável, como cuidar do corpo, como respeitar os seus colegas e como trabalhar coletivamente. Nós não esperamos que com apenas uma semana aqui os influenciaremos a serem melhores jogadores e pessoas, mas nós tentamos ensinar algo que fará diferença no período em que eles não estão aqui. Muitos deles voltam no fim do ano, ou no ano seguinte, e nós podemos ver melhora e isso nos dá grande satisfação. Crianças são transparentes quanto às suas emoções. Se eles estão alegres, estão alegres, se estão tristes então estão tristes. Mas eles voltam para casa com um sorriso no rosto, então nós continuamos a fazer esse trabalho todos os anos.”

Mas não é só incentivando crianças em oficinas sobre futebol que o goleiro vai passar sua última semana de férias. Para surpresa de alguns, o jogador da seleção tcheca vai mostrar o seu talento como baterista no show da banda Eddie Stoilow durante o festival Rock for People, na próxima sexta-feira. Ao contrário da postura sempre tranquila e confiante em campo, Cech parece apreensivo quanto à sua performance, provavelmente porque encontrou tempo para ensaiar apenas duas vezes. ‘Vai ser tenso porque se o baterista errar, desanda a banda inteira,’ o arqueiro comentou.  Cech se apresenta com a banda de rock alternativo às 18:15, horário local, no show que vai ser transmitido no canal de You Tube do evento.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.