Com a maioria dos campeonatos nacionais europeus parando para os feriados de fim de ano e as maiores ligas (exceto a Premier League) tendo as últimas rodadas de 2013 no fim de semana, alguns dos emprestados do Chelsea aproveitaram a oportunidade para fechar o ano com chave de ouro, ajudando suas equipes com gols e assistências. Confira abaixo o resumo das atuações dos Blues emprestados a outros times.
Holanda
Como não poderia ser diferente o Vitesse é o time que abre-alas para os destaques da semana. Patrick van Aanholt marcou dois gols nessa semana, o primeiro deles não impediu a derrota do seu time na Copa da Holanda (KNVB Beker) para o Roda por 3×1, mas o segundo garantiu o empate contra o Heracles pela Eredivisie, por 2×2. O lateral esquerdo foi o melhor jogador na partida do meio da semana, mas o time de Peter Bosz teve uma das piores apresentações da temporada e a derrota era inevitável. O jogo do fim de semana pelo campeonato holandês não foi muito melhor e Lucas Piazon foi improvisado como centroavante. O meia brasileiro foi bem na partida e marcou o outro gol do Vitesse na partida, mas na posição central fixa, Piazon não conseguiu repetir o bom desempenho que mostra pelas alas.
Outros dos seis emprestados do Chelsea no time holandês também tiveram oportunidade de jogar. Christian Atsu jogou 83 minutos no jogo da Copa da Holanda e 71 pela Eredivisie, tomando o lugar do companheiro de time, Gael Kakuta, que perdeu o jogo do meio de semana por contusão e jogou por cerca de 15 minutos no fim de semana. Sam Hutchinson jogou três minutos na primeira partida, mas não participou da segunda, já que o campo do Heracles é de grama artificial e que poderia por em risco a recuperação dos joelhos do jogador. Cristian Cuevas não participou de nenhuma das duas partidas.
Ainda no país baixo, Stipe Perica participou apenas por alguns segundos da vitória do NAC Breda sobre o Cambuur, por 1×0.
Inglaterra
Já na terra da rainha, o destaque ficou para os emprestados da League One (terceira divisão inglesa), com os atacantes Patrick Bamford e Milan Lalkovic marcando na vitória do Walsall por 2×0 sobre o Carlisle. Bamdford chegou ao seu 15º gol na temporada, após boa jogada de Ben Reeves que o deixou na cara do gol. Já o gol do eslovaco foi uma pintura de cobertura no ângulo do goleiro.
Pela Premier League, que terá ainda dois jogos antes do fim do ano e rodada completa no dia primeiro, Romelu Lukaku jogou os 90 minutos da vitória do Everton por 2×1 sobre o Swansea, fora de casa, mas o belga fez uma partida apagada. Já Victor Moses não foi utilizado por Brendan Rodgers em jogo que o Liverpool bateu o Cardiff por 3×1.
Na Championship (segunda divisão inglesa), Josh McEachran ficou no banco de reservas do Walford. Nathaniel Chalobah jogou por cerca de 20 minutos no empate do Nottingham Forest com o Birmingham. Todd Kane também não teve chance pela segunda semana seguida no Blackburn. Já George Saville conseguiu anotar uma assistência na vitória do Brentford por 3×0 e o goleiro Sam Walker não foi vazado na vitória de 2×0 do Colchester.
Espanha
Apesar de ter tomado mais de um gol (apenas a segunda vez nessa temporada) o Atlético de Madrid do goleiro Thibaut Courtois conseguiu passar pelo levante por 3×2. Oriol Romeu jogou na partida contra o Real Madrid, mas a boa atuação do volante não evitou a derrota do Valencia para o time da capital por 3×2. Marko Marin segue machucado e a expectativa do Sevilla é que o meia retorne ao time em 2014.
Pela segunda divisão espanhola, Uli Dávila jogou cerca de 60 minutos na derrota do Córdoba por 3×1, para o Real Madrid Castilla, o time B do Real e Jhon Pírez apenas ficou no banco na derrota do Leganés para o Athletic de Bilbao B, por 3×2.
Bélgica
Thorgan Hazard fez boa partida pelo Zulte-Waregem e deu uma assistência no empate da equipe contra o Oostende por 2×2 e o time do belga continua oscilando com altos e baixos no campeonato nacional.
Itália
Wallace não saiu do banco no Derby della Madonnina, quando a Inter bateu o Milan por 1×0, com gol de Palácio no finalzinho do jogo.