
Sair da terceira divisão para a segundona da Inglaterra seria um passo grande para muitos jovens talentos do futebol. Mas não para Patrick Bamford, que deixou o MK Dons para se juntar ao Derby County. Mesmo não sendo titular, o atacante inglês balançou as redes mais uma vez. Além dele, Victor Moses, que ajudou o Liverpool a passar pelo Bournemouth pela FA Cup, é outro destaque na semana dos emprestados. As menções honrosas ficam com Thibaut Courtois, que fechou o gol do Atlético de Madrid, e Thorgan Hazard que foi eleito o melhor jogador de futebol da Bélgica em 2013. Confira o que de melhor aconteceu com os jovens atletas do Chelsea por toda a Europa, no período entre 20 e 26 de janeiro.
Inglaterra
Patrick Bamford: Ainda sem começar uma partida no time titular do Derby County, Bamford saiu do banco de reservas pela segunda semana consecutiva para encontrar o caminho das redes. Graças a seu gol, os Rams puderam empatar a partida contra o Blackburn Rovers. O atacante inglês põe cada vez mais pressão no técnico Steve McClaren para estar entre os onze titulares no próximo jogo.
Todd Kane: Sem jogar desde o dia 3 de dezembro graças a uma contusão, a partida contra o Derby County marcou sua volta aos gramados. Kane atuou nos últimos dez minutos, ainda precisando de ritmo de jogo.
Victor Moses: Na FA Cup, Moses marcou seu primeiro gol desde sua estreia pelos Reds contra o Swansea City, em setembro. Ele abriu o placar, ajudando o Liverpool a bater o Bournemouth por 2-0 e levar seu time a próxima fase da competição. Também pode ter dado um toque em Brendan Rodgers, mostrando do que é capaz.
Romelu Lukaku: Foi poupado por Roberto Martínez no compromisso do Everton pela Copa da Inglaterra. O belga se prepara para seu segundo clássico de Merseyside nesta terça-feira. Vale lembrar que, no primeiro, Lukaku brilhou com dois gols.
Ryan Bertrand: O Aston Villa não teve compromissos neste fim de semana, visto que foram eliminados da FA Cup na fase anterior pelo Sheffield United.
Josh McEachran: Após se juntar ao Wigan Athletic nesta semana, McEachran ainda não estreou, devido a sua condição física, que precisa ser melhorada.
Nathaniel Chalobah e Kenneth Omeruo: Em sua estreia pelo Middlesbrough, saiu do banco já nos acréscimos. Não pôde mostrar muita coisa. Já Omeruo permaneceu na reserva por toda a partida, pois ainda busca a melhor condição física.
George Saville: Na terceira divisão inglesa, Saville segue tendo excelentes atuações pelo Brentford City, mesmo com a mudança de treinador. Com bom trabalho defensivo e um melhor apoio no ataque, o jovem lateral mostra o porque é dono da posição.
Milan Lalkovic: Ainda na League One, Lalkovic e o Walsall seguem subindo na tabela de classificação. A vítima da vez foi o Notts County, que sofreu uma goleada de 5-1 do clube de Lalkovic. O atacante se destacou na partida, dando uma bela assistência.
Holanda
Christian Atsu, Lucas Piazon, Patrick Van Aanholt e Bertrand Traoré: O primeiro jogo em casa do Vitesse em 2014 prometia ser duro. Isso porque era um dérbi contra o NEC Nijmegen. Mesmo com o adversário na parte de baixo da classificação, a promessa foi cumprida, terminando em empate por 1-1, em um jogo em que os aurinegros poderiam ter facilmente perdido. Piazon teve uma atuação decepcionante, sendo substituído pelo estreante Traoré. Van Aanholt fez seu papel como lateral-esquerdo, mas em certas vezes deixava sua posição muito aberta. O destaque dos jogadores Blues fica com Atsu, que deu a assistência para o gol de cabeça de Dan Mori.
Stipe Perica: Entrou como substituto, ficando 23 minutos em campo, mas não conseguiu ajudar o NAC Breda. No final, 2-1 para o Zwolle.
Espanha
Thibaut Courtois: Começou muito bem sua semana e a terminou ainda melhor. Na Copa del Rey, no meio da semana, o belga teve uma excelente atuação, mantendo um clean sheet e ajudando o Atlético de Madrid a passar pelo Atlhetic Bilbao, pelo placar de 1-0. Na liga espanhola, apesar de ter sofrido dois gols, Courtois defendeu um pênalti, ajudando mais uma vez os colchoneros. No final, 4-2 para a equipe de Madri.
Oriol Romeu: Completou mais uma partida pelo Valencia, no empate por 2-2 contra o Espanyol no sábado. Ele deve deixar o Chelsea ao final da temporada, já que Nemanja Matic foi contratado.
Marko Marin: Como substituto, atuou em 20 minutos na derrota por 3-2 para o Levante. Assim como Romeu, também não deve voltar para Stamford Bridge, visto que Matic é o novo número #21.
Ulises Dávila: Ficou no banco de reservas na derrota do Córdoba para o Deportivo por 1-0.
Jhon Pírez: Assim como Dávila, também não jogou, assistindo do banco a vitória do Leganés, por 1-0 sobre o Puerta Bonita.
Bélgica
Thorgan Hazard: O irmão mais novo de Eden Hazard foi, nesta semana, nomeado como o “Melhor jogador de futebol belga do ano“, prêmio dado para o jogador que mais se destacou atuando dentro do país. Um troféu merecido visto que Hazard foi o principal responsável por colocar o Zulte-Waregem na briga por títulos na Bélgica. De volta aos gramados após paralização, o Zulte sentiu a falta de ritmo e perdeu por 1-0 para o OH Leuven.
Itália
Wallace: Não jogou pela Inter. De novo.
Bósnia-Herzegovina
Matej Delac: Um novo país aparece na revisão dos emprestados. Isso porque Delac deixou o FK Vojvodina na Sérvia, para se juntar ao FK Sarajevo. A princípio não haverão mudanças drásticas para Delac, visto que a equipe na qual foi contratado, também briga pelo título nacional (assim como o Vojvodina).