O ídolo holandês Ruud Gullit, que jogou e treinou o Chelsea nos anos 90, comparou o seu ex-time à figura do golfista Tiger Woods, pois acredita que nem um nem outro são mais temidos pelos seus adversários, ao contrário do que acontecia em outros anos.
O Chelsea perdeu por 1-0 no último sábado, para o Stoke City, o que levou o clube a sua terceira derrota consecutiva, a sétima na Barclays Premier League nesta temporada. Na campanha do título em 2014/2015, a título de comparação, os Blues perderam apenas três partidas.
José Mourinho não esteve no estádio para acompanhar a partida, já que cumpriu uma suspensão de um jogo no Estádio Britannia, e não pôde comandar seu time em mais uma derrota, que levou Gullit a afirmar que o Chelsea perdeu sua reputação vencedora de forma semelhante a da lenda do golfe, em entrevista à Sky Sports:
“É como Tiger Woods. No começo todo mundo que enfrentava Tiger Woods já sabia que podia considerar o jogo como perdido. Da mesma forma é com o Chelsea. Mas agora os adversários olham para o Chelsea e pensam: ‘nós podemos vencê-los’.
Eles perderam essa aura de invencibilidade. Eles perderam. Você pode sentir. Os jogadores sentem também que o adversário não tem medo de mais nada. E a única forma de recuperar isso é conseguindo resultados.”
Para corrigir a postura do Chelsea e começar uma mudança na atual campanha, Gullit acredita que Mourinho deve, finalmente, aceitar que cometeu vários erros. Para o holandês, o treinador precisa parar de culpar os seus jogadores e admitir seus próprios erros para possibilitar uma melhora em sua equipe:
“Na Holanda há um ditado que diz que Mourinho tem que beber a última gota do copo de veneno. Até a última gota. Se ele beber a última gota, se ele admitir seus erros, então as coisas poderão mudar. Eu acho que ele tem que fazer isso, pois acredito que ele é o único que pode mudar essa situação.
Ele pode mudar. Se após o último jogo ele tivesse dito: ‘eu estou errado. Eu não precisava fazer isso. Eu estava com o emocional abalado. Vocês estão certos. Eu mereço essa punição’ Então, todo mundo teria perdoado-o.
No passado, quando a equipe vencia com Mourinho, era Mourinho quem ganhava. Quando perdia, era Mourinho quem perdia. De repente, este ano, ele está culpando os jogadores. Agora são os jogadores que perdem os jogos. Essa é uma diferença que eu percebi.
Ele permaneceu criticando seus jogadores. Então, de antemão seus jogadores sempre ficam na defensiva, inseguros. Não se sentem protegidos.“
Com a derrota no último fim de semana, o Chelsea passou a ocupar a 16ª colocação do campeonato, com 11 pontos conquistados em 12 jogos, ficando a apenas três da zona de rebaixamento e a 15 dos líderes Manchester City e Arsenal.
Agora os campeonatos europeus fazem uma pausa de duas semanas para jogos internacionais. Assim, os Blues voltam a entrar em campo apenas no dia 21 contra o Norwich, pela Premier League. A partida acontecerá em Stamford Bridge.