o

Na Suíça, Chelsea e Shakhtar lutam pela taça da UEFA Youth League

Blues fazem sua primeira final na segunda edição da UEFA Youth League (Foto: Shakhtar Donetsk)
Blues fazem sua primeira final na segunda edição da UEFA Youth League (Foto: Shakhtar Donetsk)

O Chelsea sub-19 tem encontro marcado nesta segunda-feira (13) com a equipe do Shakthar Donetsk, pela final da UEFA Youth League. Os jovens blues que vêm causando alvoroço na Europa entram em campo no Colovray Stadium, Suíça, às 10h45 (horário de Brasília), com transmissão do canal ESPN e tempo real no nosso Twitter @ChelseaNewsBr

Chelsea não sofre com lesões e Adi Viveash conta com o plantel inteiro

A campanha dos Blues é positiva e marcada por goleadas. O time tem o melhor ataque e defesa da competição, perdeu somente uma partida das nove realizadas, e soma 33 gols marcados contra quatro sofridos. O artilheiro da UYL também é blue, Dominic Solanke anotou 11 gols e deu cinco assistências.

Na primeira partida da fase de grupos os jovens azuis golearam o Schalke por 4 a 1,  seguindo para 5 a 0 ante o Sporting e 2 a 0 contra o Maribor. O Chelsea derrubou o Maribor por 7 a 0 na partida de volta, foi derrotado pelo Schalke por 2 a 0 e goleou novamente o Sporting pelo placar de 6 a 0.

Pulando para as oitavas-de-final da competição, o Zenit foi a nova vítima dos ingleses, que saíram vitoriosos por 3 a 1. Ante o Atlético de Madrid, pelas quartas-de-final, os Blues deixaram dois tentos e na semifinal contra a Roma o placar foi novamente elástico, 4 a 0.

Adi Viveash tem o plantel inteiro disponível para a final e não deve fazer alterações no time que venceu a Roma na sexta-feira (10). Kyle Scott, Kasey Palmer, Iker Ugbo e Tammy Abraham foram envolvidos numa série de treinamentos no sábado (11), e a equipe treina pela última vez durante o domingo (12). Dominic Solanke, a estrela do time, é certeza para a partida de amanhã.

Shakhtar Donetsk deve sofrer algumas alterações para a final

Do outro lado do campo, o oponente Shakhtar Donetsk da Ucrânia venceu cinco vezes  e empatou quatro das nove partidas, marcando 20 gols e sofrendo seis. Pelo Grupo G os Pitmen venceram o Athletic da Espanha por 2 a 0, empataram com o Porto por 1 a 1 e derrotaram o BATE por 4 a 1. Na volta o Shakhtar venceu o BATE pelo placar mínimo,  goleou o Athletic por 6 a 0 e empatou novamente com o Porto por 1 a 1.

Seguindo o mesmo ritmo, os Pitmen venceram nas penalidades o Olympiacos durante as oitavas-de-final e repetiram o placar de 1 a 1 (5-4 agregado) contra o Benfica nas quartas. Para garantir espaço na final da competição, os ucranianos deixaram 3 a 1 nas costas do Anderlecht. Vasyl Shtander é o artilheiro da equipe com quatro gols.

O treinador do time, Valeriy Kryventsov tem dois jogadores lesionados, o meia Viktor Kolavenko e o atacante Denys Arendaruk. Oleksandr Hlahola pode entrar.

Prováveis Escalações

Chelsea: Collins; Aina, Clarke-Salter, Christensen, Dasilva; Colkett, Loftus-Cheek, Boga; Musonda, Brown, Solanke

Shakhtar: Kudryk; Kyryukhantsev, Sahutkin, Matviyenko, Vachiberadze; Pikhalonok, Shtander, Boryachuk; Zubkov, Hlahola, Hadlchenko

Entrevistas

Charlie Colkett (Chelsea)

O inglês (meio) deixou fez, até então, cinco gols na UEFA Youth League (Foto: Chelsea FC)
O inglês (centro) marcou cinco gols  (Foto: Chelsea FC)

Charlie Colkett é uma das peças essenciais para a equipe azul. Até o momento, o mei0-campista inglês de 19 anos marcou cinco gols e esteve entre os jogadores que venceram a Roma na semifinal.

“Estamos confiantes agora, indo para a final. Jogamos contra uma Roma forte e marcamos quatro gols enquanto mantínhamos outro clean-sheet. Temos confiança que vem de todos os jogadores, funcionários e especialmente de Adi (treinador). É maravilhoso estar em outra final, e espero que possamos garantir os dois troféus (da UYL e FA Youth) nas próximas semanas”

Valeriy Kryventsov (Shakhtar)

O ucraniano Valeriy Kryventsov é o chefe dos Pitmen (Foto: Shakhtar Donetsk)
O ucraniano Valeriy Kryventsov é o chefe do Youth Team dos Pitmen (Foto: Shakhtar Donetsk)

Valeriy Kryventsov, treinador do Shakhtar, reconheceu a pressão da responsabilidade despejada sobre os jogadores durante o encontro da final:

“Nosso time tem um único objetivo: vencer cada partida. É claro que o tamanho da competição requer uma aproximação mais responsável de cada episódio. Nós sabemos que os garotos estarão sobre uma pressão maior. Mas estamos na mesma condição que os nossos adversários. Espero que o número 13 dê sorte para nós.”

Curiosidades

– O Chelsea é o primeiro clube inglês a chegar na final da UEFA Youth League.

– Dominic Solanke é artilheiro isolado, com 11 gols, podendo ultrapassar a marca atual e se tornar o maior artilheiro da competição.

– Os Blues tem a melhor defesa e ataque do torneio.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.