Ted Drake, primeiro técnico a ser campeão inglês com o Chelsea

Na história: os 70 anos de Ted Drake e da era Blue

No último dia 7 de julho, o Chelsea divulgou seu novo primeiro uniforme para a temporada 2022/23.

O vídeo de divulgação conta com a participação de estrelas dos times masculino e feminino, além dos treinadores Thomas Tuchel e Emma Hayes. Ao som de Time for Heroes, da banda inglesa The Libertines, a camisa homenageia um importante nome da história do Chelsea, que aparece logo no início do anúncio: Ted Drake.

Nesse sentido, o Na História relembrará quem foi essa figura e quais suas contribuições na história do clube. Afinal, se tudo tivesse sido diferente, talvez os Blues nem fossem Blues.

https://twitter.com/ChelseaFC/status/1544939350504480769

Era de transformações

– Você não gosta desse pensionista, não é Ted?

– Não muito. Acho que, se eu conseguir, gostaria de substituir isso por outra coisa.

Quem aparece com essa declaração na entrevista do começo do vídeo é Edward Joseph Drake, mais conhecido como Ted Drake, jogador e treinador de futebol inglês que nasceu em 1912 e faleceu em 1995.

Após sua carreira como futebolista, Ted começou como técnico em 1946, no Hendon. Pouco depois, foi contratado pelo Reading, clube no qual ficou até 1952. Enfim, em junho desse mesmo ano, foi contratado pelo Chelsea. E, após chegar no clube, Ted iniciou uma série de mudanças, assim, dando início a uma nova era na história da instituição – cujos efeitos se fazem presentes até hoje.

Uma nova identidade

O trecho inicial do vídeo, destacado acima, diz respeito à antiga identidade do Chelsea.

O apelido do clube era “The Pensioners” (Os Pensionistas), alcunha associada ao Chelsea desde sua fundação em 1905. Naquela época, o escudo continha um militar, inspirado em uma região que era famosa por ter um asilo de veteranos do exército britânico.

Quando não era possível abrigar mais militares nesses asilos, pensões eram distribuídas como auxílio, daí vindo o apelido. No entanto, Ted não gostava da alcunha e queria mudar a imagem do clube:

Não gostamos de suas implicações, então daremos ao Pensionista um merecido e permanente descanso. Digamos que ele se aposentou“, disse o treinador na época.

Crônica do Chelsea de 1915, com a imagem de um pensionista
Crônica do Chelsea de 1915, com a imagem de um pensionista

Logo, Drake começou a dar uma nova cara ao Chelsea – que se mantém até hoje.

Na époica, o jornal The Times lamentou a troca e centenas de torcedores escreveram cartas em protesto. Ted respondia a cada um com variações de seu pensamento:

“O Pensionista fez um grande trabalho no Chelsea, mas sinto que precisamos de uma imagem moderna”.

Assim, ainda em 1952 um novo escudo foi lançado. De pronto, contendo as iniciais do clube em branco sobre um fundo azul. Apenas no ano seguinte, seria lançado o escudo com o famoso leão segurando um bastão, referenciado na nova camisa pela gola. O leão vinha do Conde de Cadogan e o bastão derivava dos abades de Westminster. As rosas, por sua vez, representavam a Inglaterra e as bolas simbolizavam o esporte.

A base do escudo moderno do Chelsea está estampada em uma das paredes do museu do clube

O escudo ainda viria a mudar várias vezes após essas trocas, mas o que vemos hoje é algo muito parecido com o símbolo de 1953. Ted também teve influência na nova alcunha do clube: “The Blues”, que a camisa atual também homenageia.

Legado esportivo

Além de tantas mudanças na estrutura do clube, Ted foi muito importante dentro da filosofia esportiva. O técnico mudou os treinos e, principalmente, a política de contratações.

Antes, jogadores de renome eram contratados, representando um gasto que não tinha retorno em campo. Assim, sua ideia era utilizar os jovens e também aplicar seu conhecimento nas divisões menores para recrutar atletas menos famosos e mais confiáveis. Depois de duas temporadas não muito chamativas, viria um marco na história dos Blues.

“Todos me dizem que teremos uma boa temporada agora, no 50º aniversário do clube, e eu acredito nisso também”, disse Ted no início da temporada 1954/55.

O Chelsea finalizou aquela edição do campeonato inglês com 20 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, totalizando 52 pontos e o primeiro grande troféu da história do clube. Ademais, Ted tornou-se o primeiro a vencer o campeonato como jogador e treinador.

Time do Chelsea campeão inglês em 1954/55
Time do Chelsea campeão inglês em 1954/55

Nos anos seguintes, não foi possível repetir o sucesso daquela temporada temporada e ele deixou o clube em 1961. Mesmo assim, Ted está na história como um técnico que teve impacto no Chelsea dentro e fora das quatro linhas. Nada melhor do que essa justa homenagem nos 70 anos do início de sua marcante era nos Blues.

 

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Esaú Souza