Falando com a imprensa ao fim do jogo contra o Basel, pela Champions League, o técnico José Mourinho atribuiu a má atuação do time e a consequente derrota ao cansaço de muitos de seus jogadores. Entendendo que um dia de folga poderia ajudar e se beneficiando da distância entre o jogo da Champions na terça-feira e o jogo da Premier League no domingo, o time treinou na quarta-feira, logo após desembarcarem em Londres, mas os jogadores não treinaram na quinta-feira. Além disso, Mourinho confirmou que Samuel Eto’o deverá ficar fora por cerca de duas semanas, com lesão muscular nível um e que David Luiz apesar de ter treinado ontem, ainda não está na forma que o treinador considera ideal para uma partida.
“O treino hoje (sexta-feira) foi muito bom. Eu tive a chance de não apenas treinar a parte tática, mas também comunicar e analisar o desempenho individual e a situação de cada um do ponto de vista deles. Isso foi muito importante para mim. Nós ainda faremos mais trabalhos amanhã (hoje) e esperamos estar prontos para o domingo. Se esquecermos a nossa última apresentação, o cenário é bom. Estamos na cola dos líderes da liga (Premier League), nos classificamos para as oitavas da Champions e estamos nas quartas da League Cup,” Mourinho explicou na coletiva de imprensa.
“Obviamente eu não gostei da apresentação (contra o Basel), mas não posso fazer nada, especialmente em um time que não vem de anos e anos jogando juntos ou até mesmo sem estabilidade suficiente para manter o mesmo nível entre um jogo e outro, além de uma certa fadiga (pela quantidade de jogos). Tentaremos de tudo para não ter novamente um desempenho como aquele,” completou o técnico sobre o perfil do elenco atual.
Além de falar sobre a melhora que espera, o plano para rodar o elenco e revezar os jogadores, Mourinho também deixou claro que tipo de jogador o Chelsea não buscará na janela de transferências que começa daqui um mês. O treinador não foi enfático ao dizer o clube não buscará reforços, mas deixou claro que os três atacantes atuais – Fernando Torres, Samuel Eto’o e Demba Ba – são e continuarão sendo os únicos atletas que o clube terá para a posição.
“Nós temos muitos jogos e agora é a hora de mostrar (a força do) elenco, é nesse momento que todos os jogadores devem sentir que eles têm uma chance de entrar no time. Nós jogaremos domingo, quarta e sábado contra Southampton, Sunderland e Stoke – a semana do SSS – e todos receberão chances. Ashley com certeza jogará. Sua atitude tem sido fantástica como sempre. Ele tem a mesma atitude hoje que demonstrou no primeiro treino que eu o dirigi. Ele passou por um momento difícil e Azpilicueta tem sido fantástico, mas o Ashley tem se comportado de maneira exemplar,” garantiu o comandante sobre o revezamento de jogadores no mês de dezembro.
Mourinho também foi perguntado sobre o jogo de amanhã, contra o Southampton – sensação desse início de Premier League com 22 pontos (dois a menos que Chelsea e seis a menos que Arsenal) – que ocupa a quinta colocação.
“Mauricio (Pochettino, técnico do Southampton) começou a trabalhar com eles na temporada passada e ele é um ótimo treinador. Ele teve a possibilidade de assinar com jogadores e adaptá-los às suas necessidades. Após a primeiro temporada com um clube, você consegue entender muito melhor quais as necessidades e o perfil do seu elenco. O time deles é muito compacto e sólido. Eles podem terminar entre os quatro primeiros? É uma tarefa difícil, assim como também é para os seis candidatos ao título terminar entre os quatro primeiros. Mas com certeza o time deles é muito bom e eles farão uma ótima temporada. Será uma partida difícil para nós, mas em tese é mais difícil para eles.”