
Em entrevista ao programa Goals on Sunday, do canal Sky Sports, o treinador José Mourinho ressaltou a necessidade da introdução de meios tecnológicos para auxiliar os árbitros nas partidas, evitando a tomada de decisões erradas, como as que custaram pontos ao Chelsea no final de semana.
“Se o árbitro não consegue enxergar um pênalti três metros a sua frente, um oficial em frente a uma tela não pode deixar escapar. Se quisermos proteger a integridade e a honestidade dos árbitros, se queremos acreditar que os erros são consequência de uma interpretação errada ou de um mal posicionamento, de uma situação imprevisível do jogo, penso que a tecnologia pode ajudar.
Se eu fosse um árbitro eu daria as boas-vindas a isso. É a mesma coisa com a tecnologia goal-line. Isso faz diferença. Você pode passar cinco semanas sem quaisquer incidentes, onde você pensa que a tecnologia goal-line não é importante, mas em um certo momento a tecnologia goal-line será importante. Estou tão confortável com essa tecnologia que na Capital One Cup, sem o goal-line, eu não estava confortável, estava pensando ‘eu espero que nada aconteça contra mim nesse jogo, porque não há tecnologia goal-line.’ É um grande exemplo.”
Na entrevista, Mourinho explicou que quando fala sobre as más decisões dos árbitros após os jogos, não é para tomar toda a atenção para elas em detrimento do time.
“Eu não estou protegendo e não estou tentando proteger (o time). Com meus jogadores eu não falo sobre incidentes. Com meus jogadores eu analiso o que eu tenho que analisar. Não analiso o desempenho dos árbitros. Não falo para meus jogadores ‘nesse jogo teremos esse juiz’. Eu ignoro completamente a situação do árbitro com meus jogadores.
Não importa o árbitro que terei no próximo jogo. Nunca fico preocupado com isso. Não olho para o passado. Sou sempre positivo. Não perco um segundo nisso com os jogadores. Quando vou falar com a mídia, eu faço o que fiz no sábado, falando 30, 33, 43 e 69 minutos e adeus, não estou atacando a honestidade de ninguém. Eu não estou tentando trazer o descrédito ao jogo. Estou tentando ser honesto”.
Mourinho também comentou que a diferença de pontos do Chelsea para o Manchester City, vice-líder da Premier League, seria diferente se a arbitragem não tivesse prejudicado os Blues.
“Temos cinco pontos de diferença (no topo da tabela), se estivéssemos em uma situação normal, onde os erros são parte do jogo e às vezes acontecem a nosso favor e outras vezes contra nós, nesse momento não seriam cinco, seriam 12. Estamos falando de muitos, muitos incidentes (contra nós) e só em uma ocasião (o Chelsea foi beneficiado), em Liverpool, com o Chelsea vencendo por 1×0, houve um chute de fora da área e o Cahill pôs seu corpo (na frente) e a bola bateu em seu braço e poderia ter sido um pênalti. Nada mais.”