Mourinho: ‘Não há nada perdido’

Treino descontraído em véspera do jogo contra o Fulham. (Imagem: Chelsea FC)
Treino descontraído em véspera do jogo contra o Fulham (Imagem: Chelsea FC)

O técnico José Mourinho não se deixou abalar pela segunda derrota consecutiva dos Blues e garante que não há nada perdido na Premier League ou na Champions League.

Em entrevista coletiva na véspera do jogo contra o Fulham, em Stamford Bridge nesse sábado às 13:30, Mourinho minimizou a importância dos resultados ao longo prazo, apesar de admitir que não contava com os tropeços, principalmente o da Liga dos Campeões.

Eu aceito críticas e logicamente concordarei com algumas e discordarei de outras. Mas a primeira coisa que eu tenho a dizer é que não perdemos nada e que eu não estou preocupado. Nós não terminamos em terceiro no grupo da Champions e fomos relegados à Europa League. Eu tenho um trabalho a realizar e eu sei onde quero chegar e quais os passos preciso tomar. Também sei que construir uma filosofia diferente da que os jogadores estão acostumados faz com que as coisas se tornem mais difíceis,” falou Mourinho à imprensa nesta sexta-feira.

O Chelsea atualmente está em sexto lugar no campeonato inglês empatado em número de pontos com mais cinco times e apenas a três pontos do líder Liverpool. Já pela Champions o time está em terceiro com a derrota para o Basel já que o Schalke venceu o Steua Bucareste por 3×0. Mas para Mourinho tudo ainda está muito indefinido e ele assegura que não o time não está em crise.

“A coisa mais fácil para um treinador fazer quando chega em um novo clube é não mudar nada e seguir na mesma direção, mas não há motivos para pânico. Se alguém estiver esperando que eu jogue na retranca, com nove jogadores atrás da bola esperando um erro do Fulham para nós termos uma chance no contra-ataque, estão enganados porque não é isso que vou fazer. Nós perdemos uma partida na Premier League, mas os outros cinco candidatos ao título, com exceção do Liverpool, também perderam. Na Champions League nós perdemos uma partida que não deveríamos ter perdido e eu concordo plenamente com isso, mas não fomos eliminados da competição para jogar a Europa League,” completou o treinador.

Mourinho também enfatizou que o importante é como time vai terminar a temporada. No ano passado os Blues tiveram um começo fulminante na Premier League, sendo o líder isolado do campeonato nas primeiras rodadas com boa vantagem sobre os concorrentes, mas terminou a competição em terceiro, 14 pontos atrás do campeão Manchester United.

O que importa não é a maneira como você começa a temporada, mas como termina. Claro que todos querem começar bem e terminar bem, mas é melhor começar mal e terminar bem, do que começar bem e terminar mal.

O técnico entendeu também que era importante dar uma chance para o time se descontrair diante do jogo nesse sábado e fugiu do habitual trabalho tático no último treinamento antes da partida.

Em vez de realizar um trabalho tático como eu gosto de fazer antes dos jogos, nós tivemos uma sessão descontraída. Jogamos handball e basquete, jogamos com os goleiros marcando gols. Eu dei um treinamento divertido e todos estavam sorrindo e dando risadas e eu acho que isso é importante,” explicou Mourinho.

Quanto às opções que tem feito e os jogadores ainda não utilizados em partidas oficiais – caso dos goleiros reservas, César Azpilicueta, Ryan Bertrand, Michael Essien e Tomas Kalas, o técnico deixou claro que é o desempenho deles no campo que dita as escolhas feitas por ele.

As decisões são tomadas pelo que cada um mostra em campo. Da mesma maneira que o que eu fiz no passado não significa nada, ninguém irá jogar baseado no que mostraram ontem, um ano ou uma década atrás. Eu tomo as decisões baseadas em como eles estão nos treinos e em como se saíram no último jogo.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.