Mourinho fala sobre mudanças táticas no jogo contra o West Ham

Mourinho vai tentar capitalizar amanhã contra o Basel para ter mais folga para trabalhar em dezembro
Mourinho vai tentar capitalizar amanhã contra o Basel para ter mais folga para trabalhar em dezembro (Foto: Chelsea FC)

O time que enfrentou o West Ham no derby londrino e que bateu os adversários no Upton Park por 3×0 surpreendeu alguns torcedores, já que o técnico José Mourinho saiu do habitual 4-2-3-1 e jogou na maior parte do tempo em um 4-3-3 com Ramires, Frank Lampard e John Obi Mikel formando um triângulo invertido (Mikel atrás de Ramires e Lampard) no meio campo. Na prática o volante fixo era o nigeriano, que era o principal homem de marcação entre os três, enquanto Ramires e Lampard alternavam subidas ao ataque como homem de meio-campo mais adiantado e responsabilidades defensivas como segundo volantes. Mourinho falou sobre as mudanças em coletiva de imprensa hoje e porque decidiu fazê-las.

Deu certo por causa do estilo de jogo do West Ham, que é baseado em bolas esticadas e nos rebotes das segundas bolas. Quando você perde a primeira bola você fica em dificuldades na defesa e quando você perde a segunda bola (o rebote) você tem dificuldades em controlar o jogo. Por isso nós colocamos três jogadores no meio, com Oscar também se aproximando deles para ajudar a recuperar a segunda bola. Quando você pega o rebote, você consegue jogar,” disse Mourinho nessa segunda-feira.

Além do estilo de jogo do adversário, Mourinho também levou em consideração a falta de treinamento do time. Apenas quatro jogadores permaneceram em Londres nas duas semanas que antecederam a partida, enquanto que o restante do elenco estava servindo suas seleções. Alguns jogadores se reapresentaram apenas na quinta-feira e o treinador conseguiu treinar com o time inteiro à sua disposição somente na sexta-feira. Em setembro, por exemplo, na volta de outra parada para jogos da FIFA o Chelsea perdeu para o Everton fora, pela Premier League e para o Basel em pleno Stamford Bridge e o técnico já havia dito semana passada que o jogo imediatamente subsequente às datas FIFA é complicado devido à falta de treinamento dos jogadores nos clubes e também pela condição física de alguns, que às vezes atravessam o globo em um intervalo de uma semana.

Um dos homens que Mourinho apostou suas fichas na partida contra o West Ham foi Mikel e Mourinho falou especialmente sobre o papel do nigeriano na partida.

Mikel joga da mesma forma hoje como ele jogava quando tinha 18 anos. Ele guarda posição, oferece controle e estabilidade e isso faz com que seja um milagre para ele conseguir marcar um gol, mas também é um milagre ele perder a bola, então para algumas partidas ele é extremamente importante.

Diante do jogo contra o Basel amanhã, pela quinta rodada da fase de grupos da Champions League, Mourinho não adiantou se irá usar o mesmo esquema, mas garantiu que o time vai em busca dos três pontos (o Chelsea precisa apenas de um empate para se garantir nas oitavas de final do torneio continental).

Nós vamos tentar ganhar e matar (o assunto Champions League). Nós temos muitos jogos cruciais no mês de dezembro (nove partidas ao todo), então se nós pudermos ter um jogo menos importante – e esse jogo seria a partida contra o Steaua – nos ajudaria muito,” concluiu o técnico.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.