Mourinho avalia o progresso do time na temporada

Com o iminente final de temporada, Mourinho refletiu sobre ela. (Foto: Chelsea FC)
Com o iminente final de temporada, Mourinho refletiu sobre ela (Foto: Chelsea FC)

Com a aproximação do final da primeira temporada de José Mourinho em seu retorno ao Chelsea, o treinador português pôde refletir sobre a campanha do clube, explicando porque sente que seu clube só melhorará.

Conquanto o desapontamento da desclassificação da UEFA Champions League ainda esteja fresco para o treinador e seus jogadores, Mourinho expôs sua visão de como as mudanças implementadas por ele no início da temporada ajudaram a equipe a chegar entre os quatro melhores da Europa e também a postular o título da Premier League.

“Sinto que, de forma consciente, eu sabia o que estava fazendo. Em um certo momento da temporada, tomei a decisão de parar a evolução do estilo de jogo e fui na direção que, com estes jogadores que temos, conseguiríamos resultados,” disse Mourinho.

“Senti que não conseguiríamos chegar onde chegamos na Champions League se não mudássemos nosso estilo de jogo. O time se tornou mais estratégico e menos intuitivo, pois buscamos resultados. Houve um momento em que senti que esta Premier League estava tão perigosa, que seria um grande risco para todos os grandes times estar fora dos quatro primeiros. A realidade é que esta Premier League é um grande risco e na próxima temporada será igual.”

“O Manchester United está fora, penso que o Arsenal conseguirá, mas estiveram em perigo, o Everton é uma ameaça, o Tottenham é uma ameaça.”

A experiência adquirida nesta temporada pelos jogadores mais jovens do elenco, certamente, os ajudará em seu desenvolvimento futuro. Mourinho, numa tomada geral, tem estado satisfeito com a progressão de seu time, tanto individualmente quando coletivamente.

“Ele teve uma boa temporada, uma melhora,” disse quando perguntado sobre o belga Eden Hazard. “Ele foi trazido para um diferente nível de performance e entendimento do jogo. Por exemplo, sua performance contra o Manchester City foi muito completa. Ele é um garoto jovem e sua evolução é boa. Ainda comete erros? É claro que sim. Foi a primeira vez em sua vida que jogou uma semifinal de Champions. É uma carreira que está apenas começando.”

“Quando todos pensam em jogadores da temporada as pessoas normalmente escolhem os mais criativos e os atacantes. Olho para Azpilicueta, Cahill, Terry, Ivanovic, eles tiveram uma grande temporada.”

“Meus atacantes são bons jogadores e fizeram um bom trabalho para nós. Fico feliz se estiverem aqui na próxima temporada e dedico todo meu respeito a eles. Com a produção do futebol ofensivo, não tivemos sempre um jogador com perfil matador, até mesmo os pontas e camisas 10. Tivemos muitos jogos em que fomos fantásticos. Contra o Everton, por exemplo, no intervalo poderia estar 5×0 e estava 0x1.”

Não restam dúvidas de que todo o sucesso dos Blues nesta temporada foi baseado na solidez defensiva. Ir a Anfield, Etihad, Emirates e Old Trafford e conseguir sair destes quatro estádios sem sofrer gols é uma conquista e ela não foi deixada de lado.

“Jogar de forma atrativa é criar sete chances e marcar cinco gols. Assim, você pode sofrer dois ou três gols e, mesmo assim, vencer. Olhe quantos gols os atacantes do Liverpool marcaram, eles não marcaram contra o Chelsea. Veja quantos gols Diego Costa marcou nesta temporada, mas em dois jogos ele só marcou de pênalti contra o Chelsea.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.