John Obi Mikel e Victor Moses foram nomeados, em uma lista de cinco jogadores, para concorrer ao BBC African Footballer of the Year, prêmio dado ao melhor jogador africano do ano. Jonathan Pitroipa, do Rennes, Yaya Touré, do Manchester City e Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, completam a lista.
Os dois jogadores da Nigéria foram fundamentais para o título da seleção na Copa das Nações Africanas no início deste ano, com Moses sendo nomeado ao prêmio Fair Player e com ambos sendo escolhidos para a melhor equipe do torneio.
Mikel participou de todos os jogos da Copa das Nações, impressionando de forma defensiva e também nas suas incursões ao ataque. O volante também foi um dos pilares da Nigéria na Copa das Confederações – consequência da conquista do torneio africano – que arrancou aplausos pela atuação contra a atual campeã mundial Espanha.
Moses também participou de todos os jogos, sendo decisivo em alguns deles. Fez dois gols contra a Etiópia e ajudou na qualificação para a segunda fase que estava em risco.
Assim como foram importantes na sua seleção, os nigerianos fizeram sua parte na conquista da Europa League pelo Chelsea, com Moses marcando quatro gols e Mikel sendo importante na parte defensiva.
O Chelsea já teve dois ganhadores do prêmio de melhor jogador africano, com Michael Essien vencendo em 2006, e Didier Drogba em 2009.