Michael Emenalo acredita que Eto’o trará ‘experiência vital ao Chelsea’

Samuel Eto'o pode ter se aposentado da seleção de Camarões. (Imagem: AP)
Samuel Eto’o pode ter se aposentado da seleção de Camarões. (Foto: AP)

Michael Emenalo é o diretor de futebol do Chelsea e responsável direto pelas transações feitas pelo clube quer seja a pedido do proprietário do clube, Roman Abramovich ou do técnico, mas também com autonomia para fazer escolhas. Ele é o homem que conversa com clubes de todo o mundo atrás dos alvos do time e que procura as melhores negociações para os Blues.

Desde que Emenalo assumiu a diretoria muitas mudanças aconteceram no modelo de transações feitas pelo Chelsea. Foi debaixo do seu comando que os alvos do clube mudaram e uma geração mais jovem – às vezes até jovem demais para ingressar diretamente no time principal – chegou à Stamford Bridge. Inúmeros jogadores com idade inferior a 20 anos chegaram desde que Emenalo assumiu a posição e jovens promessas como Oscar, Eden Hazard, Kevin de Bruyne e agora Marco van Ginkel e André Schürrle substituíram a antiga preferência do clube de contratar jogadores no auge de suas carreiras com maior bagagem e experiência e também mais caros. Mas uma contratação destoa do padrão dos últimos dois anos: o veterano de 32 anos, Samuel Eto’o.

Depois de duas tentativas em trazer Wayne Rooney do Manchester United, José Mourinho admitiu que o clube tinha planos B e C caso a contratação não se consolidasse. Após o jogo contra os Diabos Vermelhos, ficou claro para a diretoria do clube que o atacante inglês permaneceria em Old Trafford e três dias depois a contratação do camaronês foi anunciada. Apesar da diferença de estilo entre os dois jogadores uma coisa Rooney e Eto’o têm em comum: a experiência. Algo que ainda falta em uma das grandes apostas de Emenalo – o jovem Romelu Lukaku [que foi emprestado ao Everton nessa temporada].

Não era segredo para ninguém que nós queríamos contratar Wayne Rooney e eu não preciso justificar o interesse em um jogador como ele. Mas nós não estávamos desesperados e sabíamos que para o futuro nós teremos Romelu Lukaku e temos esperança de que ele seja capaz de liderar o nosso ataque um dia. As pessoas esquecem que ele tem apenas 20 anos e olham apenas para as coisas em curto-prazo. Nós não queremos colocar tanta pressão em cima de um garoto como ele,” explicou o diretor de futebol.

Mas além de poupar a jovem promessa das pressões, o alvo da diretoria era trazer alguém que tivesse um impacto imediato no time.

Como nós não conseguimos trazer Rooney, nós tínhamos à nossa disposição Lukaku, Ba e Torres e nós estávamos confortáveis com apenas eles. Mas nós também sentimos que seria bom trazer Eto’o para gerar uma concorrência interna porque nós queríamos revitalizar o nosso ataque. Nós confiamos em Torres, Ba e Lukaku, mas com Eto’o nós trouxemos uma experiência vital ao Chelsea,” concluiu Emenalo.

Eto’o sai contundido de jogo de Camarões, que pode ter sido seu último pela seleção

Na vitória de 1×0 da seleção camaronesa sobra a Líbia nesse sábado, Eto’o saiu contundido após levar uma pancada durante a partida. Ainda não se sabe da gravidade da contusão do atacante, mas ele se junta a Eden Hazard e Oscar entre os jogadores do Chelsea que se machucaram durante compromissos com as seleções de seus países. Enquanto o entorse no tornozelo direito de Oscar parece ser simples, a dor no calcanhar de aquiles de Hazard e a pancada no tornozelo de Eto’o podem ser um pouco mais complicadas.

Além do abandono da partida, pode ser que o atacante deixe de vez a seleção de Camarões. Desde o ano passado, o jogador vinha declarando problemas com a direção do time, mas permaneceu defendendo seu país. Entretanto, o jornal francês L’Equipe publicou hoje um artigo afirmando que Eto’o declarou na saída dos vestiários da partida contra a Líbia que irá mesmo se aposentar da seleção. Desta vez, o atacante não falou nada contra o comando técnico e político da seleção – como no ano passado – e simplesmente alegou motivos pessoais para a aposentadoria.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.