A temporada do Chelsea já começou há quase um mês. Foram quatro partidas oficiais – dois empates e duas vitórias – mas Juan Mata foi titular apenas na partida contra o Aston Villa, pela Premier League.
O time que no ano passado contava com três jogadores ofensivos de meio-campo além do espanhol – Oscar, Eden Hazard e Victor Moses – agora conta também com Kevin de Bruyne que voltou de empréstimo do Werder Bremen, Willian que foi contratado junto ao Anzhi, André Schürrle que teve o passe comprado do Bayer Leverkusen. Moses foi emprestado ao Liverpool, mas mesmo assim agora o Chelsea conta com seis jogadores – além de Ramires que por vezes jogou na ala direita – para compor o ‘3’ do esquema 4-2-3-1 usado pelo técnico José Mourinho.
Mas Mata não se preocupada com a concorrência. Pelo contrário, o armador acha que é saudável e até bem-vindo em um time da estatura do Chelsea.
“Eu creio que todos nós ficamos muito felizes com os novos jogadores que chegaram. Acho que nós temos qualidade, poder de fogo e muita vontade no time. Temos jogadores novos, mas também temos alguém como Samuel [Eto’o] que tem muita experiência e que sabe como fazer as coisas acontecerem, como marcar gols. Creio que o nosso time está muito forte,” avaliou Mata.
“[Concorrência dentro do elenco] é sempre muito bom. Claro que para o treinador é difícil escolher quem joga, mas para nós é excelente porque você está sempre focado em melhorar. Se há vários jogadores para a mesma posição significa que você tem de treinar muito bem e jogar bem nas partidas. Pessoalmente creio que essa situação seja muito boa para mim.”
O armador entende que os grandes times da Inglaterra todos passam pela mesma coisa e que se fortaleceram – assim como o Chelsea – para a nova temporada.
“Na Premier League nós temos cinco ou seis times que lutam pelo título – pelo menos agora no começo da temporada. Arsenal, Manchester United, Manchester City, Tottenham, Liverpool e nós. Todos têm jogadores muito bons. Por exemplo, o Arsenal acabou de contratar [Mesut] Özil – que é um jogador que eu gosto muito. Todos esses times têm grandes elencos, então será difícil para nós se quisermos vencer. Manchester City and Manchester United estão começando novas fases em suas histórias, mas mesmo assim eles são ótimos times. Manuel Pelegrini e David Moyes são grandes treinadores que estão à frente de times com bons jogadores. Nós também estamos com um novo técnico, então eu acho que todos nós começamos do zero,” ponderou Mata sem desmerecer os adversários.
Mas mesmo sabendo das dificuldades que o time enfrentará não apenas na Premier League, mas também na Champions League onde há muitos times de alto nível e com excelentes jogadores, Mata vê o Chelsea com chances boas de levantar troféus importantes.
“Nós podemos ganhar qualquer competição. Nós vamos tentar ganhar cada uma das competições que entramos: Premier League, Champions League, FA Cup, Capital One. Vamos tentar vencer as quatro, dando o nosso melhor para o time em cada desafio. Para mim será uma missão vencer a Premier League já que este é um troféu que nunca venci,” concluiu Mata.