Marc Guehi está pronto para fazer sucesso no Chelsea

Mais uma cria de Cobham, o zagueiro Marc Guehi é uma figura fundamental no Swansea nesta temporada.

Aos 20 anos, o inglês coleciona convocações para as seleções de base e pode ganhar chances no elenco do Chelsea para a próxima temporada.

Destaque na base

Desde 2007 no Chelsea, Marc Guehi passou do time de formação para o sub18 em 2016. Posteriormente, em 2018, chegou no sub23, e por lá ficou até janeiro de 2020, quando foi emprestado ao Swansea.

Pelo Chelsea, o zagueiro fez 30 jogos pelo ‘Youth team’ de Jody Morris em 2017/18. Nesta temporada, Guehi foi fundamental na conquista de quatro competições!

Além disso, o destaque na base rendeu ao zagueiro uma estreia no profissional. Em setembro de 2019, Frank Lampard o colocou em campo em uma vitória contra o Grimsby Town, pela Carabao Cup.

Há quatro anos, Guehi foi titular na seleção inglesa sub17 que venceu a Copa do Mundo da categoria, em 2017. Predestinado, o zagueiro marcou um gol nesta final, que garantiu o único título da Inglaterra na competição.

Marc Guehi campeão da Copa do Mundo sub17 (Foto: Jan Kruger-FIFA via Getty Images)

O treinador naquela conquista era Steve Cooper, que é atualmente o comandante do Swansea. Por confiar em Guehi, o técnico fez questão de assegurar a permanência do zagueiro para a reta final da temporada, na qual o zagueiro se destaca.

Destaque na Championship

Apesar da pouca idade, Marc Guehi consegue entregar performances maduras e com liderança no setor defensivo. Além disso, com facilidade para jogar com a bola nos pés, o zagueiro consegue fazer a transição da defesa para o ataque com qualidade.

Portanto, o zagueiro foi peça chave na campanha do Swansea, que terminou a Championship na quarta colocação, e está disputando os Playoffs.

Além disso, Marc Guehi apareceu novamente no momento decisivo. Foi escolhido como o melhor jogador nas duas partidas de semifinal, contra o Barnsley, e levou o time, que agora visa a vaga na próxima Premier League, para as finais.

Guehi foi o MOTM nas duas semifinais dos Playoffs (Foto: Athena Pictures/Getty Images)

Com mais de 40 jogos na temporada, o zagueiro tem em média 3.2 interceptações e divididas por partida, além de 3.1 bolas longas precisas. Forte no alto, Guehi vence mais de três disputas aéreas a cada jogo.

Destaque no time principal?

Atualmente, o Chelsea de Thomas Tuchel joga com três zagueiros. As características de Marc Guehi o tornam um ótimo nome para ser uma das opções pelo setor esquerdo – atualmente ocupado por Antonio Rudiger como titular.

Mapa de calor Marc Guehi na temporada (Via: SofaScore)

Mapa de calor Antonio Rudiger na temporada (Via: SofaScore)

Vale lembrar, que por ser muito jovem, Guehi teria que se provar em campo para ganhar as chances no time titular. Porém, assim como os outros jovens de Cobham, é necessário ter humildade e trabalho duro para se estabelecer como figura importante no elenco principal.

De fato, o salto da Championship para a Premier League é grande, mas as atuações do zagueiro na segunda prateleira do futebol inglês foram bem sólidas. Portanto, caso a chance apareça, o zagueiro deve estar pronto para tomar conta da defesa do Chelsea por muitas temporadas.

Interesse de outras equipes

Sabendo que o Chelsea produz muitos jogadores e não consegue aproveitar todos, alguns clubes da Premier League consideram a contratação de Marc Guehi.

Portanto, de acordo com o The Athletic, o Chelsea estendeu o contrato de seu defensor até 2023.

Porém, o jornal informou que a extensão não é a garantia de que o zagueiro será aproveitado na próxima temporada. O Chelsea pode emprestar o jogador para ganhar mais experiência, ou ouvir propostas de algumas equipes.

Se for o caso, existem vários clubes que gostariam de contar com Guehi e monitoram a situação. O The Athletic listou Newcastle, Crystal Palace, West Ham, Southampton e Borussia Monchengladbach como principais interessados.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Victor Rosa

Jornalista e viúvo de Eden Michael Hazard.