Maior goleiro da história do Chelsea, Petr Cech quebra novo recorde na Premier League

cech-s-record.img
Cech é agora o goleiro com mais jogos sem ser vazado na Premier League (Foto: Chelsea FC)

Na noite da última segunda-feira (28), o maior arqueiro da história dos Blues quebrou o recorde de mais clean sheets (partidas sem sofrer gol) na história da Premier League. Com a vitória por 2 a 0 do Arsenal contra o Bournemouth, o agora goleiro dos Gunners chegou à marca de 170 partidas sem ser vazado na competição.

O recorde pertencia ao já aposentado David James, que possuía 169 clean sheets. A marca alcançada por Cech é ainda mais impressionante pelo número de jogos que o tcheco tem no campeonato inglês. Enquanto James precisou disputar 572 partidas para ficar 169 sem levar pelo menos um gol, o camisa 33 do Arsenal só precisou de 352 jogos para quebrar o recorde.

Petr Cech deixou o Chelsea para jogar pelo rival Arsenal nesta temporada por uma taxa de £11 milhões de libras, mesmo valor que o clube azul de Londres pagou ao Rennes, da França, pelos serviços prestados nos 11 anos em que esteve em Stamford Bridge. Com a camisa do Chelsea, Cech ficou 162 jogos sem levar gols das 333 partidas disputadas pela Premier League. Pelo Arsenal, até agora, foram 19 jogos e oito clean sheets.

O primeiro clean sheet desta trajetória veio em sua estréia, em uma vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United, em agosto de 2004, e naquela primeira temporada, os jogos sem sofrer gols continuariam vindo à medida que o primeiro título de campeonato em 50 anos fosse alcançado. Nessa temporada, 2004/2005, Cech sofreu apenas 15 gols, mantendo 24 clean sheets.

Nos anos seguintes, mais prêmios para o arqueiro. Cech ganhou o Golden Glove (concedido para o goleiro com o maior número de clean sheets a cada temporada na Premier League), em 2010 e 2014, além de ter sido fundamental para as conquistas das ligas de 2005, 2006, 2010 e 2015.

1451476659854
Terry, Cech e Drogba com a taça da Premier League (Foto: Chelsea FC)

Na última temporada, Cech acabou ficando na reserva de Thibaut Courtois, mas ainda assim fez importantes contribuições como um substituto contra o Arsenal, na vitória por 2 a 0, em outubro de 2014, e como titular contra o Everton, em fevereiro de 2015, na partida ganha por 1 a 0, em que Petr fez uma espetacular defesa em um chute de primeira de Romelu Lukaku dentro da pequena área quando a partida ainda estava empatada por 0 a 0.

Ao chegar ao recorde esta semana, Cech se mostrou contente com o feito numa liga difícil como é a Premier League, além de citar que os jogos sem ser vazado foram importantes pelas conquistas de quatro taças do campeonato inglês.

“Eu me sinto muito orgulhoso porque esta é a melhor liga do mundo e um dos torneios mais difíceis para se jogar como um goleiro. Ter alcançado tal registro é uma grande conquista pessoal e estou muito orgulhoso disso.

Tenho uma crônica de cada clean sheet. Meu pai também tem um livro e escreve sobre os jogos que eu joguei. Ele tem feito isso desde que eu comecei a jogar. Para o meu site (Página oficial de Petr Cech), nós pensamos que seria uma boa idéia manter o controle de meus jogos para que as pessoas pudessem ver os registros. O que me deixa mais feliz, é que esses clean sheets me trouxeram quatro troféus da Premier League”.

Pelo Chelsea, Cech ganhou uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, quatro Premier League’s, quatro FA Cup’s, três Copas da Liga e duas Supercopas da Inglaterra em 486 jogos por todas as competições disputadas com a camisa dos Blues.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Murilo César