Contratado junto ao RSC Anderlecht em agosto de 2011, o jovem atacante, que fará 21 anos no próximo mês, se tornou uma espécie de pária em Stamford Bridge.
Em sua primeira temporada pelos Blues, teve muito pouco tempo de jogo no time profissional, tendo jogado a maior parte das partidas pela equipe Sub-21. O seu envolvimento no time profissional em sua temporada de estreia foi tão pouco, que se recusou a segurar a taça da UEFA Champions League ganha pelo Chelsea, pois “não se sentia como um vencedor”.
Na temporada seguinte, Lukaku foi emprestado ao West Bromwich Albion, onde fez uma boa temporada, marcando 17 gols e fazendo quatro assistências. Ficou em sexto lugar na corrida pela Chuteira de Ouro e foi indicado ao prêmio Jogador Jovem do Ano da PFA.
Na atual temporada, após perder um pênalti decisivo que custou a UEFA Super Cup pelos Blues, foi emprestado ao Everton FC no último dia da janela de transferências. Pelos Toffes, até então, marcou 13 gols e seis assistências em 29 partidas.
Devido ao seu desempenho em Goodison Park, o treinador do Everton, Roberto Martinez, rasgou elogios ao belga em recente entrevista ao Sky Sports:
“Ele é um garoto muito inteligente, que quer entender o jogo e eu estou muito impressionado com a postura dele. Como camisa nove, ele é o mais completo que você pode ter no futebol mundial, algo extremamente raro – ter um jogador tão talentoso como homem de referência. Ele é bom dentro da área, ataca bem com a bola, mas pode criar contra ataques com o seu controle de ritmo e de bola”.
Como centroavante pela Bélgica, terá todos os olhos sobre ele em junho, na Copa do Mundo. Isso, aliado a boas performances na competição, certamente vão aumentar as especulações de transferência em torno do seu nome.
Ao ser perguntado sobre o seu futuro, Lukaku, entretanto, se mantém focado no fim de temporada pelos Toffes: “Veremos quando a temporada terminar. Por enquanto, só penso em ajudar o Everton, ao invés de pensar em mim”.
“Ainda tenho um contrato com o Chelsea até 2016 e acho que eles estão contentes com a maneira que estou me desenvolvendo. Eles têm a última palavra. Então aguardemos para ver o que acontecerá”, finalizou.