O Chelsea volta a campo na tarde deste domingo buscando chegar à final da FA Cup e já na quarta-feira enfrentará outra semifinal, desta vez pela Champions League. Na luta também pela vaga no G4 da Premier League, os Blues têm uma maratona até o final da temporada.
Ingrediente especial nessa reta final é o fato do Chelsea ser o único inglês na Champions e o único de Londres, já que Arsenal e Tottenham já caíram. Para o meio-campo Frank Lampard, o orgulho de ser o único clube da capital inglesa é um sentimento incrível: “É claro que sim! Acho que a rivalidade entre os fãs está sempre lá, na verdade eu acho que cresce todos os anos, particularmente com os jogadores que jogam nos mesmos clubes por tempo suficiente para entender a rivalidade ao longo dos anos, ela permanece forte.”
“Hoje estamos tentando vencer o Tottenham na FA Cup e terminar acima de Arsenal e Tottenham no Campeonato. A rivalidade estará sempre lá e é saudável.”
“Arsenal não ganhou o campeonato recentemente, mas eles querem estar entre os quatro melhores a cada ano. Nós estamos no mesmo barco com eles e Spurs agora, mas recentemente vencemos várias competições. Há uma rivalidade entre nós, mas também se transformou em uma batalha sobre estar em terceiro ou quarto lugar.”
Jogar no mesmo clube por vários anos faz o jogador absorver e entender as rivalidades locais e para Lampard, é algo completamente normal: “Se você conversar com os jogadores de Portugal, os jogadores ex-Porto daqui não gostam muito e Benfica. Cada clube tem as suas próprias rivalidades. Chelsea vs Liverpool tornou-se uma rivalidade grande por causa da quantidade de vezes que nos enfrentamos durante alguns anos e agora com o Tottenham, temos eles na FA Cup e estamos brigando com eles no campeonato, enquanto o West Ham está fora da Premier League no momento, então a rivalidade é menor.”
Questionado sobre a Champions League, o camisa oito respondeu: “A Champions League é uma competição muito difícil de vencer, mas Londres é o tipo de cidade que merece ter uma equipe que fez isso.”
Se selecionado hoje, Lampard jogará seu décimo jogo pelo Chelsea em Wembley após a reforma do mítico estádio. Segundo o experiente meio-campo, jogar nesse estádio é incrível: “Olhando assim, é apenas mais um estádio incrível. Os vestiários são bons, mas há bons vestiários em todo o mundo, mas há um elemento da história com o nome de Wembley e quando estou em campo, e olho ao redor, percebo como é um belo estádio. Nesse tempo todo em que disputei partidas lá, se tornou algo especial para mim e minha carreira.”