Logo após a transferência ser confirmada, Juan Mata deu declarações em seu site oficial para se despedir do torcedor do Chelsea. Em suas palavras, o meia demonstrou emoção e também pediu que todos compreendessem a sua decisão. Confira as palavras do agora jogador do Manchester United:
“Esta carta é escrita a partir de meu coração, e em primeiro lugar gostaria de dizer que eu nunca vou esquecer todo o carinho que me foi dado pelos torcedores do Chelsea. Desde o primeiro dia até o último. Com este apoio e carinho que tenho crescido como jogador e eu tive um momento incrível, tanto dentro como fora de campo. Eu sempre terei uma enorme gratidão por vocês. Sempre. Não há palavras que são o suficiente para agradecer tudo o que venho recebido.”
“Por outro lado, eu tenho experimentado algumas situações complicadas do ponto de vista pessoal, principalmente durante os últimos seis meses. Cada mensagem que recebi através das mídias sociais, cada palavra agradável que você (se referindo ao torcedor) disse para mim na rua, e, claro , seu apoio no estádio, fez-me sentir muito orgulhoso dos torcedores do Chelsea, você merece um time como o que você tem, com tantos jogadores fantásticos. Eu não vou esquecer a fé que você colocou em mim quando ganhei o prêmio de jogador do ano nas duas últimas temporadas. Sinto-me muito orgulhoso e eu nunca vou esquecer aquelas noites. Muito obrigado pela forma como você me tratou, você tem sido inacreditável.”
“Espero que você entenda que, depois de passar por uma nova situação complicada, essa decisão foi a melhor para mim, pois quero continuar desfrutando do meu futebol. Antes no verão passado, a minha intenção era ficar aqui por um longo tempo, até porque o clube me queria, e assim continuaria vencendo troféus para o Chelsea FC. Isto é como eu era feliz no clube e na cidade. No entanto, como todos sabem, as coisas mudaram após a pré-temporada. De sentir como um jogador importante, eu comecei a experimentar algumas situações difíceis e eu me senti incapaz de ajudar a equipe na medida em que eu queria e estava acostumado.”
“Obviamente, eu respeito totalmente as circunstâncias. O futebol é um esporte de equipe e não é fácil de jogar regularmente em um bom plantel como o do Chelsea. No esporte você pode ganhar ou perder, mas a coisa mais importante é dar tudo de si. Eu espero que você saiba e sinta que eu sempre fiz isso. Em cada jogo, em cada sessão de treinamento, sem exceção. Eu sempre tentei o meu melhor para o clube.”
“Eu gostaria de enfatizar o carinho, a admiração e o respeito que eu tive por meus ex-companheiros de equipe desde o primeiro dia. Quero agradecer os capitães por sua ajuda e compreensão em todos os momentos. Eles me fizeram sentir confortável quando eu cheguei e eles me apoiaram ao longo dos tempos difíceis nesta temporada. Agradeço a todos os meus ex- companheiros de equipe para estes dois anos e meio e desejo-lhes o melhor, pessoalmente e profissionalmente, para o futuro. É claro que eu fui mais próximo de alguns, mas a coisa mais importante é que os meus anos no Chelsea me deixaram com grandes amigos. Amigos para sempre. Também quero destacar o trabalho do dia-a-dia de cada membro da equipe do Chelsea: equipe médica, os roupeiros, o pessoal em Cobham e Stamford Bridge, mídia e do departamento de marketing, equipe Chelsea TV … Todos eles são muito importantes para tornar este clube grande. Obrigado por seu tratamento e seus esforços para tornar a vida dos jogadores mais fácil.”
“Além disso, agradeço a todos os técnicos que tive o prazer de trabalhar durante o meu tempo aqui. Eu sempre respeitei as suas decisões, o que quer que fosse, eles fizeram-me mais maduro e uma pessoa mais forte. Você aprende com tudo, e certas situações fazem você pensar sobre outros companheiros de equipe que estão lidando com situações semelhantes com mais regularidade. Obrigado Andre (Villas-Boas) por me dar a oportunidade de jogar no Chelsea FC. Sem o seu apoio, nada disso teria acontecido. Para Robbie (Roberto di Matteo) e Rafa (Benítez , por sua ilimitada confiança em mim. E a José, para fazer-me um jogador mais forte, porque nos momentos difíceis, eu aprendi a manter-me positivo e continuar trabalhando duro.”
“Por último, quero agradecer ao clube e, em particular, o seu proprietário, Roman Abramovich , por confiar em mim e fazer um investimento importante ao assinar comigo. Também para a sua compreensão em relação a minha situação ao longo dos últimos meses. Estou muito feliz de ter feito parte da equipe que fez o seu e o nosso sonho: vencer a Liga dos Campeões naquela noite inesquecível em Munique. Além disso, os meus anos no Chelsea tem sido rentáveis para o clube, e eu estou muito satisfeito. Quero deixar claro que a fase que agora chega ao fim foi extremamente importante para mim, pessoalmente e profissionalmente. Assim como vocês, nunca pensei que este momento chegaria. Este é o futebol e um novo capítulo está prestes a começar. Eu teria gostado de dizer adeus a todos vocês no estádio, ou em uma conferência de imprensa, mas não foi possível. Eu tenho certeza, eu vou ser capaz de fazer isso no futuro, porque é o que vocês merecem. Evidentemente, hoje é um dia de sentimentos mistos, recordando o passado e olhando para o futuro e o que ele tem para trazer . Estou ansioso para ser feliz e para apreciar o que eu mais gosto: jogar futebol. Eu nunca vou esquecer o meu tempo no Chelsea. Desejo-lhes o melhor. Um grande abraço a todos vocês. Muito obrigado, Juan” completou.