Após conquistarem a UEFA Youth League, com uma vitória por 3 a 2 contra o Shakhtar Donetsk, alguns garotos do time sub-19 do Chelsea falaram sobre a conquista.
“Até agora, essa é minha melhor sensação como um jogador”, disse Izzy Brown, capitão e autor de dois gols na partida decisiva e que esteve no banco de reservas do time principal dos Blues em sua última partida, em Loftus Road, contra o Queens Park Rangers.
“Venci a FA Youth Cup e a Euro Sub-17 com a Inglaterra, mas esse foi o melhor de todos. Foi um excelente jogo e penso que merecemos nossa vitória. Estar no banco de reservas com o time principal e depois voltar aqui para jogar foi uma grande experiência para mim e eu estou muito feliz em termos vencido a competição”, completou.
Charlie Colkett, meio-campista do time, ressaltou o caráter da equipe e transpareceu um sentimento de que a vitória foi uma recompensa pelo trabalho duro de todos que trabalham nas categorias de base do Chelsea.
“Estamos absolutamente satisfeitos e é muito difícil colocar isso em palavras. Essa é uma competição gigante no cenário mundial e produzimos o melhor. Penso que começamos o jogo muito atentos e conseguimos um gol cedo, muito importante, mas talvez tenhamos tirado um pouco o pé depois disso.
O Shakhtar é um time muito bom, mas nós mostramos nosso caráter no jogo e aumentamos o ritmo no início do segundo tempo, assim como fizemos na partida contra a Roma, na semifinal. É por dias como esse que você trabalha duro todo o ano e esse é um grande reconhecimento para nossa base e para o que eles fazem diariamente.”
Entre os dois gols de Brown, Dominic Solanke marcou seu 12º tento na UEFA Youth League e se confirmou como o grande artilheiro da competição. O centroavante também comentou o título, ressaltando ainda que o time usará a conquista como um incentivo extra para a final da FA Youth Cup, contra o Manchester City, enfatizando que os jogadores estão determinados a defender seu título continental na próxima temporada, mesmo com um time modificado.
“Sou uma pessoa muito competitiva, logo eu amo vencer tudo o que posso. Esse é um dos melhores torneios que você pode se envolver, contra os melhores times da Europa, então vencê-lo é fantástico. Pessoalmente, me tornar o artilheiro da competição e marcar em todas as rodadas, contra todos esses diferentes times e estilos é uma conquista incrível para mim. Você encontra uma variedade diferente dentre todos os clubes da Europa, então isso é algo especial para mim, pessoalmente.
No Chelsea, nós temos times muito fortes em todas as categorias. A perda de Andreas Christensen e Ruben Loftus-Cheek será sentida na próxima temporada, mas estamos olhando adiante para voltar aqui e defender nosso título na temporada que vem.”
Loftus-Cheek foi mais um a relatar seus sentimentos com a conquista, expressando que o melhor time, no dia e na competição, conquistou o título.
“Foi um jogo duro, no qual realmente tivemos que batalhar. Ao sair na frente, 1×0, e depois sofrer um gol, você tem que ser mentalmente forte para lidar com isso e seguir. Já tendo chegado em outras finais antes, estamos todos acostumados com essa pressão. Defensivamente, foi difícil em alguns momentos, porque a rotação do Shakhtar foi muito boa, mas nós lidamos bem com isso. Foi um trabalho muito bom de todos; vencer nove dos 10 jogos na competição é uma conquista brilhante e mostra a nossa qualidade, durante todo o percurso.”