José Mourinho pretende trabalhar na reputação do Chelsea

(Foto: Getty)
(Foto: Getty)

Em sua primeira passagem, José Mourinho tinha uma equipe desconhecida para o mundo, e coube a ele começar um trabalho que terá continuidade agora que voltou ao time onde conquistou 11 títulos.

Nesta segunda-feira (8), o treinador dá início a pré-temporada em Cobham, antes de viajar com seu elenco para uma turnê na Ásia. Desta vez, os jogadores serão assediados em Bangkok, Kuala Lumpur e Jacarta, situação diferente da de seu primeiro comando, onde iniciou a pré-temporada em uma viagem ao Estados Unidos.

“Espero que agora eu possa ajudar o clube a dar mais um passo na direção certa.”

Mourinho pretende manter a equipe em alta no cenário mundial, prontos para enfrentar equipes como Real Madrid, Barcelona e Bayern de München. Quando comandou o clube pela primeira vez, o Chelsea foi o grande gastador da Europa, embora atualmente a grande maioria dos clubes europeus tenha a tendência de investir fortemente em reforços. O treinador de 50 anos de idade tem tido que disputar as grandes estrelas da atualidade com outros clubes milionários, como PSG, Monaco e Manchester City. Porém, diz gostar do desafio.

“É preciso trabalhar mais de perto com a base, tem que ter uma perspectiva diferente e olhar diferente para os jogadores emprestados e pro futebol juvenil.; “É mais global. Em vez de focar-se apenas em sua equipe e seus objetivos e ambições, é uma visão de conjunto. É um perfil diferente de trabalho. Estou feliz e vou aproveitá-lo. “

Além disso, parece que o “Special One” quer dar aos jovens talentos do time a chance de mostrarem seu futebol, ao invés de esbanjar dinheiro com aquisições milionárias.

 “Eu acho que é muito motivacional, exige mais de você”, disse Mourinho. “Você tem que pensar mais sobre cada decisão, cada movimento. Cada movimento errado que você faz tem uma influência no futuro.”

O português ainda completou com uma breve comparação entre suas passagens em na equipe londrina.

“A primeira vez que eu fui para os Estados Unidos, em 2004, com o Chelsea para a pré-temporada, o treino foi de portas abertas e havia 10 crianças”, disse Mourinho. “Ninguém se importava quando aparecíamos na rua. Talvez alguém dissesse, ‘Oh, Frank Lampard’, mas não mais do que isso.”; “Depois de dois anos, com o ‘boom’ do impacto econômico do proprietário, compra de jogadores, o troféu da Premier League e ter chegado às semi-finais da Champions League, as coisas mudaram.”; “Nós fomos para os Estados Unidos mais uma vez e teve uma sessão de treino aberto. Desta vez, havia três ou quatro mil em Los Angeles.”; “O Chelsea tem uma história diferente de clubes como Barcelona, Real e Bayern. Este clube teve uma história antes do Sr. Abramovich e tem uma história a partir de 2004. Mas a realidade da história recente, de quase 10 anos, é que o Chelsea venceu mais troféus do que o Manchester United.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.