
Amargando o status de reserva de Courtois no Chelsea e constantemente vinculado à outros times – incluindo alguns da Inglaterra, como o Arsenal -, Petr Cech parece mesmo estar encerrando seu ciclo super vitorioso nos blues. E Mourinho, pensando nisso, rasgou elogios ao goleiro, o colocando acima do patamar de jogador de futebol. Segundo o português, Cech é tão grande no esporte que já é mais do que um simples atleta.
“Petr não é um jogador, é uma instituição. Há dez anos está no gol [do Chelsea] e já passou por muitas coisas, viveu bons e maus momentos, e dentro de campo, deu tudo o que tinha.”
Ciente de tudo que Petr Cech representa para o Chelsea, Mourinho fez questão de externar que deseja que o clube tenha cuidado na renovação do jogador – que segundo ele, não é um jogador e sim uma instituição do futebol. The Special One pede gratidão.
“O Chelsea deu-lhe muito, mas por aquilo que ele continua a dar ao clube, merece uma atenção especial e uma abordagem diferente [em sua renovação, já que o contrato se encerra ao término da temporada 15/16].”
Petr Cech está em sua décima primeira temporada no Chelsea. Neste tempo, conquistou títulos expressivos, como a Uefa Champions League em 2012 e a Premier League em três oportunidades. No entanto, na atual temporada, o tcheco perdeu espaço para o jovem Thibaut Courtois, e tem atuado com menos frequência.