José Mourinho fala sobre o desempenho de alguns jogadores ao final da temporada

(Foto: Chelsea FC)
Mourinho planeja a próxima temporada (Foto: Chelsea FC)

A temporada pode terminar amanhã, mas o trabalho de José Mourinho não vai parar por aí. Nas próximas semanas, o treinador discutirá com o clube sobre seus planos para o futuro, com particular enfoque centrado em seu elenco para a próxima temporada.

Com períodos de empréstimo em acabamento e possíveis transferências a considerar, Mourinho explicou como esse processo, que já está bem encaminhado, funciona.

“Eu vou terminar a temporada amanhã”, começou o português. “Eu venho fazendo um relatório há um longo tempo e é algo que eu vou dar ao clube na segunda-feira. Depois disso, o clube vai analisá-lo. Então vamos nos reunir, discutir e encontrar uma direção para agir em relação a cada caso.”

“Eu não sou do clube, eu sou o treinador. Eu informo o clube sobre a minha opinião e não apenas com um simples comentário feito no corredor. Eu gosto de fazer as coisas da maneira correta. Eu gosto de estar comprometido com minhas opiniões e eu sempre faço isso escrevendo.”

Entre os jogadores que farão parte do relatório de fim de temporada de Mourinho, estão dois belgas posicionados em cada extremidade do campo.

“Romelu Lukaku teve o que eu chamo de um empréstimo bem sucedido“, disse o chefe do atacante, que atingiu 14 gols na Premier League no Everton este ano. “Às vezes os jogadores vão por empréstimo e no final da temporada não conseguimos encontrar uma razão positiva para esse empréstimo, mas Lukaku jogou o tempo todo – exceto quando ele ficou lesionado -, então ele tem minutos de experiência na Premier League numa boa equipe, com um bom treinador e marcando seus gols.”

“Você pode dizer a mesma coisa sobre Thibaut Courtois. Os casos de sucesso em empréstimos são os que temos que analisar. O meu relatório final terá em detalhe estes tipos de casos. Esse é meu trabalho – analisar as coisas, ter uma opinião e tomar as minhas decisões. Eu tenho que trabalhar com o clube e respeitar as decisões do clube, mas eu sei claramente o que eu gostaria para a próxima temporada.”

Desde que voltou à Stamford Bridge, Mourinho tem falado muitas vezes em construir uma equipe para o futuro que compartilhe características semelhantes das que têm sido fundamentais para o Chelsea durante a última década.

Segundo José Mourinho, um homem que será nos próximos anos um dos componentes chave para os Blues é Gary Cahill, um quase sempre presente no coração de uma defesa que sofreu o menor número de gols na Premier League.

“Gary teve uma temporada absolutamente fantástica”, disse Mourinho, entusiasmado. “Duas temporadas e meia no Chelsea, e agora, com certeza, esta foi a mais completa. 

“Eu acredito que, sem dúvida, ele é a primeira escolha para a equipe nacional. A experiência de uma Copa do Mundo faz parte da carreira de um jogador e a evolução de um jogador.”

“Ele está realmente no topo de seu jogo. Depois disso está sua personalidade: ele é um cara humilde que quer aprender, aceita críticas e reage positivamente ao feedback. Como um jogador e como um garoto eu gosto muito dele.”

Outro homem que tem impressionado Mourinho com o seu desenvolvimento ao longo da temporada é Eden Hazard. O belga, como seu companheiro de equipe Cahill, tentará brilhar no cenário mundial no Brasil para coroar uma campanha que em um nível individual muitas vezes foi excepcional.

“Eden teve uma grande evolução em seu jogo e uma grande evolução na sua personalidade. Ele teve um jogo elevado que durou durante um longo período de tempo – muitos, muitos meses. Mas ele não poderia terminar em alta, porque ele foi ferido e no momento mais importante da temporada – na segunda etapa contra o Paris [Saint Germain], e na primeira etapa contra o Atlético – ele não estava lá.”

“Contra o Atlético, no segundo jogo ele estava lá, mas não em condições superiores. Ele não estava lá nos últimos jogos da Premier League por causa de sua lesão, mas ele era claramente um jogador com uma grande evolução e espero que ele seja ainda melhor na próxima temporada”, finalizou.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.