Os juniores do Chelsea empataram por 1×1 com o Aston Villa, ontem a tarde em Cobham. Os gols da partida foram marcados por Reece Mitchell para o Chelsea, e Harry McKird para o Aston Villa.
O treinador Adi Viveash fez sete alterações em relação ao time que venceu o Arsenal no último fim de semana, dando a chance de jogar contra um dos melhores do campeonato aos mais jovens. Jon Muleba continuou na zaga, agora ao lado de George Brady e com Isak Ssewankambo e Jay Dasilva nas laterais. Charlie Colkett começou de titular no meio-campo ao lado de Charly Musonda e Mitchell, enquanto Ambrose Gnahore e George Cole entraram no ataque ao lado de Dominic Solanke.
Primeiro tempo
A partida começou com os visitantes marcando a saída de bola do Chelsea, forçando-os a cometer erros e dar oportunidades ao adversário, mas sem nenhuma chance clara de gol. Com 10 minutos, o Aston Villa ainda dominava as ações do jogo, tendo uma posse de bola maior e dificultando as jogadas ofensivas do Blues.
Jerell Sellars deu o primeiro chute perigoso, obrigando o goleiro Bradley Collins a fazer uma grande defesa, salvando o Chelsea de sair atrás no marcador. Só aos 15 minutos os donos da casa tiveram sua primeira chance, após Cole fazer jogada individual e tocar para Solanke, que deu voltando para Gnahore chutar, sendo travado na última hora por Kevin Toner.
Dasilva, em seguida, teve que ficar atento com a movimentação em direção ao gol de Kevin Strain, e o defesa se posicionou bem para bloquear o cruzamento e colocar a bola pra escanteio. No entanto, foi nesse mesmo escanteio que saiu o gol dos visitantes. Após o cruzamento, Collins fez uma excelente defesa na cabeçada de Sellars, mas o rebote foi parar no pé de McKird só ter o trabalho de empurrar para as redes.
Com a vantagem no placar, o Aston Villa se empolgou e continuou a pressionar o Chelsea. Khalid Abdo fez Collins a praticar mais uma boa defesa, antes de Viveash ser forçado a fazer a primeira substituição da partida, tirando Colkett lesionado para a entrada de Mukhtar Ali.
Após esta pressão dos visitantes, o Chelsea começou a ter a posse da bola, mesmo que fosse de forma lenta. As principais tentativas de entrar na área eram feitas por Solanke e Muleba, e uma delas teve efeito, resultando na expulsão do goleiro Dylan Forth. Após jogada de Solanke, o jovem atacante saiu na cara de Forth, que fez a falta fora da área e recebeu o cartão vermelho direto, por ter matado uma chance clara de gol para os Blues.
Na cobrança da falta, Cole bateu tentando tirar do goleiro, mas o goleiro reserva Charlie Bannister fez uma grande defesa. No rebote, a bola foi cruzada na área e Musonda cabeceou tirando tinta da trave.
Com a expulsão, os donos da casa começaram a ter mais espaços para tocar e tentar entrar na área adversária. Cole obrigou Bannister a fazer mais uma boa defesa, chutando forte no canto direito. A resposta do Aston Villa veio rápido, com Sellars cortando o zagueiro e chutando no canto, mas sem perigo ao gol de Collins.
O primeiro tempo terminava com o Chelsea em ascensão, mas ainda cometendo erros na troca de passes e dando contra ataques ao adversário.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Viveash fez logo as duas alterações possíveis, saindo Ssewankambo e Brady para as entradas de Ruben Sammut e Fikayo Tomori. Com as mudanças, Viveash armou o time com três zagueiros.
Como no primeiro tempo, as principais chances do Chelsea eram em jogadas de Solanke e Muleba. Antes dos 10 minutos, após receber passe de Ali, Solanke chutou forte e fez a barra tremer, deixando Bannister sem ação. A pressão fez efeito poucos minutos depois, após mais uma jogada de Solanke, o atacante tocou para Mitchell dominar na entrada da área e chutar no ângulo do goleiro, sem dar nenhuma chance de defesa. Foi o primeiro gol dele na temporada.
Foi uma recompensa ao grande início de segundo tempo dos comandado de Viveash, que com o gol foi ainda mais para cima do adversário tentando a virada. Gnahore teve a oportunidade de marcar, no entanto não teve o espaço suficiente para deslocar o goleiro, finalizando mal para o gol.
Mesmo com um a menos, o Aston Villa ainda tentava criar alguma oportunidade, esbarrando na defesa do Chelsea, que não deu brechas durante o segundo tempo. Com isso, os visitantes se fecharam ainda mais na defesa para segurar o empate, embora ainda desse alguns espaços na defesa.
Nos minutos finais, o Chelsea teve a última chance de conseguir a virada no placar, após Gnahore fazer uma bela jogada pela esquerda e dar a bola para Solanke, no entanto o atacante pegou mal na bola e chutou pra fora. A defesa do Aston Villa parou pra pedir impedimento no lance, mas o árbitro não assinalou.
Depois desse lance, os visitantes conseguiram manter o empate no placar até o final, e ambos os lados tiveram que se contentar em terminar a rodada com apenas um ponto conquistado.
A próxima partida o Chelsea sub-18 será fora de casa contra o Leicester City, no dia 30 de novembro.
Chelsea (4-3-3): Bradley Collins; Isak Ssewankambo (Fikayo Tomori h/t), Jon Muleba (c), George Brady (Ruben Sammut h/t), Jay Dasilva; Charlie Colkett (Mukhtar Ali 21′), Charly Musonda, Reece Mitchell; George Cole, Dominic Solanke, Ambrose Gnahore
Aston Villa (4-3-3): Dylan Forth, Zazrivec, Wildin (c), Cowans, Lyons Foster; Kevin Toner, Kevin Strain, Harry McKirdy; Jerell Sellars, Khalid Abdo, Calder (Charlie Bannister 26”).