A temporada da base do Chelsea chegou ao fim e o treinador do time, Joe Edwards, fez uma avaliação dos 12 meses de trabalho da categoria sub-18 do clube. Os jovens Blues venceram a FA Cup Youth e, após liderarem a liga regional, terminaram na terceira posição na fase de playoffs.
“Eles foram um grande exemplo no ano passado de como queremos que os nossos garotos trabalhem em tempo integral; totalmente comprometidos com a escola, mas também trabalhando muitas horas no campo e na academia.
Estabelecemos um desafio para nós mesmos no início da temporada: manter o forte trabalho, onde os jogadores se desenvolvem todos os dias nos treinos, mas, em seguida, o foco muda para ganhar no sábado”.
A equipe atingiu números incríveis na temporada: 69 gols marcados, em 22 jogos, além de 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado da seção sul da competição. Grande parte desses números vieram de uma partida fabulosa contra o Aston Villa, em Cobham: com uma larga vitória de 12×2. No entanto, Edwards disse que o time não esteve tão bem em toda a temporada.
“Nós tivemos um início de temporada um pouco lento, mas, em seguida, melhoramos e vencemos o campeonato de maneira confortável, o que foi um verdadeiro crédito para nós, conquistar isso com um grupo de garotos novos no clube.
Obviamente, o jogo contra o Aston Villa foi um destaque e um jogo louco, especialmente quando perdíamos por dois a zero. Algo agradável sobre esse jogo foi que tínhamos jogadores que não têm feito parte do grupo ultimamente, como Jeremie Boga e Dominc Solanke”.
A campanha do título da FA Cup Youth, por parte do Chelsea, começou mal, e uma noite trágica em Yorkshire ameaçou acabar com as expectativas do clube.
“Quando olham para nosso elenco e veem jogadores como Dominic (Solanke), Izzy Brown, Charlie Colkett, Charly Musonda, Jay Dasilva e Jake Clarke-Salter, que ganharam tudo isso, as pessoas pensam que a única coisa que pode nos parar são aquelas noites em que tudo dá errado.
Aquela certamente foi uma noite assim. Embora nosso goleiro Bradley Collins tenha sido expulso com trinta minutos de jogo, nossos jogadores deram um fantástico exemplo de força para mudar tudo ao longo da temporada”.
O Chelsea sub-18 chegou a se sagrar campeão contra o Manchester City, quando os bateu com um placar de 5×2 no agregado, no entanto, um dos momentos mais marcantes da campanha foi a partida contra o Tottenham na semifinal. Os Blues haviam perdido o primeiro jogo por 2×0, no White Hart Lane, e mesmo assim se classificaram.
“Esse foi um importante momento da temporada porque o sub-21 havia perdido alguns jogos e essas coisas se arrastam. No entanto, eu não senti qualquer pressão entre aqueles jogos.
Mostramos aos garotos clipes motivacionais de todas as reviravoltas ao longo dos anos, e não apenas na FA Cup Youth, e sim contra Barcelona e Napoli na Champions League (do time profissional, em 2012). Sabemos que para chegar nos momentos finais da temporada completos, passaríamos por momentos difíceis que teríamos que passar por cima”.
Joe Edwards também faz planos para a próxima temporada no comando do Chelsea. O treinador fala sobre desafios com um novo grupo de jogadores, que chegarão à categoria sub-18.
“Nós sempre visamos o objetivo final, que é colocar jogadores na equipe profissional e fazer com que eles tenham melhores carreiras que possivelmente iriam ter. Mesmo assim, temos de celebrar os títulos quando eles vêm junto.
Eu disse para os garotos após a festa da vitória que existem vários jogadores que têm carreiras de topo na Premier League e nunca haviam sentido o que eles sentiram. Se não sabiam, sabem agora o clube especial em que estão.
Para mim, nesta temporada, ter tido jogadores em tempo integral comigo exigiu muito mais. Você tem que estar constantemente se perguntando como deve melhorar todos os dias. Mas, quando se é treinador, a coisa mais importante são as ferramentas que temos de trabalhar, e quando você trabalha com os jogadores que temos no clube, eles fazem o trabalho não muito mais fácil como também mais agradável”.