Há 15 anos, John Terry assumia a faixa de capitão do Chelsea pela primeira vez

Poucos são os ídolos que tem sua história tão entrelaçada com a de um clube como John Terry tem com o Chelsea. Desde os 14 anos vestindo a camisa do time londrino, o zagueiro passou uma única temporada distante dos Blues, quando foi emprestado ao Nottingham Forest, em 2000.

Hoje, no entanto, carrega o título de capitão mais vitorioso da história do Chelsea. Sob sua liderança, os Blues ergueram um total de 15 troféus – foram quatro da Premier League, quatro da FA Cup, três da Copa da Liga, dois da FA Community Shield, um da Europa League e um da Champions League.

John Terry possui em seu currículo um total de 575 partidas como capitão, e na última segunda-feira (5), completou 15 anos desde a primeira vez que entrou em campo no comando da equipe. Na época, durante a temporada 2001/02, o ídolo dos Blues havia acabado de completar 21 anos, tendo a partida sido realizada dois dias antes do seu aniversário.

(Foto: Chelsea FC)
Titular desde que retornou do Nottingham Forest na temporada 2000/01, a partida contra o Charlton marcou a vida e a carreira de John Terry (Foto: Chelsea FC)

Marcel Desailly, zagueiro e capitão do Chelsea durante aquele ano, havia se lesionado, assim como seu substituto imediato, Graeme Le Saux. O terceiro possível comandante do clube, Gianfranco Zola, já estava no fim de sua passagem pela equipe de Londres, e começaria a partida no banco, ficando também impossibilitado de carregar a faixa.

Foi então que o técnico Claudio Ranieri decidiu dar ao jovem zagueiro sua primeira grande oportunidade desde que virara titular na temporada anterior, e o mandou à campo como capitão. A partida, porém, não teve um final muito feliz. Em casa, o Chelsea foi derrotado pelo placar de 1 a 0, pela equipe do Charlton.

Mesmo assim, o treinador italiano manteve Terry como comandante da equipe na partida seguinte, contra o Sunderland. O empate naquele jogo deu ao camisa 26 seu primeiro ponto como capitão dos Blues. Aquele foi apenas o início de uma carreira mais que vitoriosa.

Quando Desailly deixou o Chelsea, em 2004, José Mourinho que assumira o cargo de técnico, entregou à Terry a faixa de capitão de forma definitiva. Na mesma temporada, o clube voltou a conquistar o título da Premier League, algo que não acontecia há 50 anos.

(Foto: World Soccer Talk)
Desde que tornou-se capitão, Terry viveu anos vitoriosos, trazendo ao Chelsea seus principais títulos (Foto: World Soccer Talk)

John acabou se tornando um símbolo no Chelsea; um ícone do período mais vitorioso da história do clube até hoje. O ponto mais alto de seu comando chegou em 2012, quando os Blues finalmente conquistaram sua primeira Champions League. O fato marcou seu nome, o de Didier Drogba e o de Frank Lampard como três dos principais ídolos de toda a história do clube.

Aos 35 anos, Terry passou a ser reserva na equipe de Antonio Conte – o que lhe tirou a faixa de capitão – e pode estar próximo de seu adeus no mundo do futebol após assinar a renovação de apenas um ano com o Chelsea no início da temporada. Seja qual for a decisão que tome ao fim de seu contrato, contudo, o camisa 26 esta eternizado como um dos maiores jogadores da história do clube, e jamais deixará de ser carregado no coração de todos os Blues.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.