Segundo veiculou o Daily Mail, a revista France Football divulgou a lista de 59 jogadores, que será reduzida a 23 candidatos, com potencial para receber o prêmio individual máximo reconhecido pela FIFA: a prestigiada Bola de Ouro.
O comitê da FIFA que organiza o evento tem entre seus membros figuras ilustres como Michel Platini, Franz Beckenbauer e Pelé. O CEO da Premier League, Richard Scudamore, também participa. A votação será feita por cada treinador e capitão de seleções – ano passado, Roy Hodgson, comandante da Inglaterra, surpreendeu votando em Javier Mascherano, que está novamente na lista.
Entre os 59 jogadores estão nomes que chamam a atenção, como David Ospina, André Ayew, Wilfried Bony, Shinji Okazaki e Massimo Luongo. Real Madrid e Barcelona são os times que mais têm jogadores inclusos, com sete em cada um deles.
O Chelsea aparece na lista com a participação de Diego Costa, Willian, Thibaut Courtois e Eden Hazard, o melhor jogador da última Premier League. Além dos quatro jogadores do time principal, o ganês Christian Atsu, emprestado ao Bournemouth, também participa da pré-lista.
Como a lista tem tantas “surpresas”?
A escolha dos jogadores não é feita com base apenas nas suas participações em seus respectivos clubes. O desempenho em seleções também é levado em consideração pelos organizadores do prêmio.
Assim, Atsu, que tem poucos jogos pelo Bournemouth e foi muitas vezes reserva jogando pelo Everton na temporada passada, figura na lista por ter ajudado Gana a conquistar a Copa Africana de Nações, tendo sido eleito o melhor jogador da competição.
O mesmo caso ocorre com Luongo, que estava atuando pelo Swindon Town, da League One, e hoje é jogador do Queens Park Rangers. O jogador conquistou a Copa da Ásia jogando pela Seleção Australiana, e por isso consta na lista.