
O Chelsea vem enfrentando um começo pouco usual de temporada, atualmente ocupando a 16ª posição da tabela da Premier League, além de ser apenas o terceiro em seu grupo na Champions League. O momento do time vem sendo discutido à exaustão pela imprensa e torcedores, que acompanham incrédulos a queda de rendimento de uma equipe que é a atual campeã nacional.
Para muitos, o problema é o treinador, para outros, os atletas. Para Cesc Fàbregas, o problema é de todos e deve ser tratado assim para que a equipe possa se recuperar na temporada. O espanhol afirmou inclusive que o time tem enfrentado problemas até mesmo nos treinamentos, enquanto equipe, declaração que gerou margem para muitas especulações sobre um mal ambiente nos vestiários:
“Agora sabemos como é estar num momento ruim, e todos nós odiamos o que está acontecendo! No Chelsea, nós sempre queremos estar no topo da Premier League, lutando para ganhar a Liga dos Campeões, competindo por todos os troféus.
Então, fica claro neste momento que nós todos estamos fazendo coisas erradas. Nossas performances não têm sido no nível exigido neste clube. Temos que mudar isso, a partir deste fim de semana, contra o Aston Villa.
Estamos lindando com problemas no campo de treinamento, como um grupo. Temos de trabalhar mais, planejar melhor e competir melhor do que nós temos feito até agora.
Os 25 jogadores, o treinador e a equipe técnica, têm que trabalhar em conjunto para resolver isso. Ninguém vai nos fazer favores.”
O Chelsea tem atualmente oito pontos em oito jogos na Premier League, seu pior início de temporada desde 1978. Estatísticas mostram, inclusive, que nenhum time que conquistou apenas oito pontos em oito rodadas conseguiu uma classificação para a UEFA Champions League. Entretanto, Cesc Fàbregas ainda mantêm sua fé que os Blues brigarão pelo título inglês, apesar dos 10 pontos de desvantagem sobre o Manchester City, atual líder da competição:
“Eu ainda acredito que possamos vencer o campeonato. Não vai ser fácil, mas uma lacuna de 10 pontos nesta fase da temporada não é impossível. Na temporada passada conseguimos 22 pontos em nossos primeiros oito jogos, sem perder nenhum jogo. Mas desta vez cada equipe da competição perdeu pelo menos uma vez.
O Manchester City perdeu para o West Ham e o Tottenham quando ninguém esperava, Manchester United e Arsenal também perderam pontos. Ninguém no Chelsea está feliz com a nossa posição atual, mas eu prefiro estar aqui agora do que no final da temporada.
O que importa não é como começamos a temporada, mas como nós iremos terminar. Há ainda quase 80 por cento da temporada por se jogar, portanto temos mais do que tempo suficiente para nos recuperar. Mas nós precisamos começar a recuperação neste fim de semana.”
Fàbregas também aproveitou a entrevista dada ao The Sun para elogiar José Mourinho, demostrando mais uma vez sua confiança no treinador português:
“José (Mourinho) é o melhor treinador na história deste clube e o melhor que podemos ter. Não há ninguém melhor para virar esse jogo. Ele sempre faz as melhores decisões para o time e eu tenho certeza que ele vai obter o melhor de nós novamente.”
Cesc e seus companheiros voltam a campo neste sábado, dia 17, para enfrentar o Aston Villa, em casa, pela Premier League. A partida acontecerá às 11 horas, horário de Brasília, e contará com cobertura completa do Chelsea Brasil.
