Nesta última sexta-feira (18), o time sub-18 do Chelsea garantiu sua vaga para a grande final da FA Youth Cup. Após vencer em casa o jogo de ida frente ao Arsenal, por 2 a 1, o Chelsea voltou a bater o rival londrino e assim classificou-se para a decisão. O triunfo, desta vez por 1 a 0, foi garantido por Charlie Colkett, que marcou o gol do Chelsea aos 18 minutos da primeira etapa.
A final será frente ao Fulham, também rival de Londres, nos dias 28 de Abril e 5 de Maio.
Apesar de ter a vantagem no marcador, o Chelsea começou a partida testando o goleiro Vickers, com finalizações de Loftus-Cheek e Christensen. Um pouco mais tarde, aos 15 minutos, foi a vez do artilheiro Kiwomya assustar com um chute rasteiro, mas novamente o goleiro gunner fez boa defesa.
Após alguns minutos de pressão, o Chelsea finalmente chegou ao seu gol. Aos 18, o meia Colkett, que já havia se destacado no jogo de ida, avançou pelo lado direito e tirou bem do goleiro, fazendo 1 a 0 para os visitantes em Wembley. A situação do Chelsea, que já era confortável antes do jogo, acabou ficando ainda mais cômoda após o tento.
Depois de sofrer o baque, o Arsenal tentou se recuperar rapidamente. Aos 25 minutos, o meio-campista Maitland-Niles finalizou com precisão, mas Beeney fez uma surpreendente defesa com o pé esquerdo. Aos 30, Alex Iwobi teve ótimas condições para empatar a partida, mas acabou demorando na finalização e o volante Aina chegou bem para aliviar o perigo. Na reta final da etapa inicial, Kiwomya quase ampliou para o Chelsea, em chute que encontrou o travessão.
No início da etapa complementar, o Arsenal novamente esteve próximo do empate. Em cobrança de falta, Glen Kamara chutou com muita precisão, vendo a bola passar tirando tinta da trave. Após o lance, Kiwomya tentou responder para o Chelsea, mas acabou sendo travado na hora da finalização.
Mesmo com a vantagem, o Chelsea não recuava. Tanto que, aos 20 minutos, teve mais uma grande chance de gol. Após levantamento de Colkett, Solanke ganhou de três marcadores e conseguiu a finalização, exigindo a defesa de Vickers.
Após um período do jogo em que houveram poucas oportunidades, por conta do domínio do Chelsea na posse de bola, os minutos finais tiveram, surpreendentemente, os Blues atacando o Arsenal. Ssewankambo e Dasilva foram os responsáveis pelas boas chances no final da partida, fazendo com que o goleiro Vickers trabalhasse. Após isso, o tempo complementar se encerrou e o Chelsea garantiu a sua vaga na final da FA Youth Cup.
Chelsea: Mitchell Beeney; Fankaty Dabo (Isak Ssewankambo 59), Andreas Christensen, Jake Clarke-Salter (Izzy Brown 68), Ola Aina; Jordan Houghton, Charlie Colkett (Reece Mitchell 80), Ruben Loftus-Cheek (c); Alex Kiwomya, Dominic Solanke, Jay Dasilva.
Reservas não utilizados: Bradley Collins, Kasey Palmer
Cartões amarelos: Dabo, Houghton
Gol: Colkett 18
Arsenal Josh Vickers, Tafari Moore, Brandon Ormonde-Ottewill, Glen Kamara (Austin Lipman 85), Leander Siemann (Stefan O’Connor 69), Julio Pleguezuelo, Ainsley Maitland-Niles, Gedion Zelalem, Chuba Akpom (c), Jack Jebb, Alex Iwobi (Daniel Crowley 59)
Reservas não utilizados: Ryan Huddart, Alfred Mugabo
Estádio: Wembley
Público: 9695