FA acusa Diego Costa de ter praticado “conduta violenta”

Desentendimentos entre o Governador e o zagueiro Martin Škrtel já são marca registrada nos confrontos entre Blues e Reds
Desentendimentos entre o atacante e o zagueiro Martin Škrtel já são marca registrada nos confrontos entre Blues e Reds (Foto: Getty)

Nesta quarta-feira (28), a Football Association publicou uma nota em seu site oficial que o atacante Diego Costa será julgado por “conduta violenta” praticada na partida contra o Liverpool válida pelas semifinais da Capital One Cup, em que o Chelsea saiu vitorioso com um gol do sérvio Branislav Ivanovic nos acréscimos, passando à fase final da competição.

A organização diz que o lance não foi observado pelos oficiais da partida, mas foi registrado em vídeo. No lance em questão, ocorrido aos 12 minutos da primeira etapa, Diego Costa pisou na perna do lateral Emre Can, dando início a uma pequena confusão. O centro-avante terá até as 18:00 da quinta-feira (29) para responder às acusações.

Em relação aos lances da partida envolvendo o zagueiro Martin Škrtel, a FA informou que não vai tomar nenhuma medida.

A forma como o hispano-brasileiro se portou em campo nesta última partida criou grande repercussão na Terra da Rainha: o tabloide The Sun se manifestou sobre a partida com os dizeres “Dirty Diego” (Diego Sujo) em sua capa. Brendan Rodgers também se manifestou sobre o ocorrido:

“O lance com Emre Can foi bem desleal, é o que sinto. Ele poderia facilmente ter saltado sobre o jogador, mas direciona as travas da sua chuteira bem no seu tornozelo, algo que poderia ter sido feio. E no lance envolvendo Martin Skrtel, novamente foi desnecessário.”

“Isso é algo triste. Ele é um jogador de elite e é esperto o suficiente para fazer essas coisas sem os árbitros perceberem. Mas é desleal da parte dele, pois ele é um jogador incrível e não precisa fazer isso.”

“Se deveria ter sido um cartão vermelho? Isso é com os árbitros. Deveria ter sido. Não foi bom para o jogo. Mas o juiz não viu o lance e não é meu trabalho dizer a ele. É decepcionante quando se vê um jogador tão bom se comportando dessa maneira.”

Jamie Redknapp, ex-jogador do Liverpool e atual comentarista do Sky Sports se manifestou no mesmo sentido, mas foi ainda mais incisivo, dizendo, inclusive, que a postura de Costa é “um crime”:

“Era um cartão vermelho flagrante! Ele está completamente fora de ordem. Ele coloca as suas travas e é certamente um cartão vermelho! O árbitro não consegue ver a cena direito apenas porque Henderson passa na frente.”

José Mourinho já defendeu o seu atacante e, após ouvir as declarações de Redknapp, rebateu diretamente:

“É claro que há uma campanha contra o Chelsea na televisão, com um certo comentarista dizendo que Diego está cometendo “crimes”. Esse cara só pode estar maluco. Grande campanha. Sabemos o quanto esse comentarista “ama” o Chelsea e particularmente o quanto me “ama”.

“Esses caras estão lá e são bem pagos, muito bem pagos. Muito melhor do que alguns treinadores que têm que colocar os seus traseiros no banco toda semana por 90 minutos. Eles têm um ótimo assento, ganham muito dinheiro, não têm que lidar com pressão. Estão sempre certos, sempre ganham, nunca perdem, são sempre justos e honestos. Eu não sei nem o seu nome, porque quando o vejo, troco o canal da televisão.”

É válido lembrar que assim como Costa, Mourinho também tem problemas com a FA. Também nesta quarta, a Football Association informou que o treinador luso foi multado em £25.000, por comentários feitos após a partida contra o Southampton, ocorrida em 28 de dezembro de 2014. Mourinho negou que as suas declarações foram impróprias ou que alegaram e/ou insinuaram que a arbitragem foi parcial e que colocaram a instituição em descrédito.

A Comissão Regulatória Independente discordou parcialmente, julgando que os comentários foram uma violação à regra E3 da FA, na medida em que foram impróprias e, sim, colocaram a instituição em descrédito. A comissão, não entendeu, entretanto, que os comentários insinuaram parcialidade por parte dos árbitros.

O português, que havia solicitado uma audiência não pessoal, também foi advertido quanto à sua conduta futura.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.