Ex-treinador dos Blues, Bobby Campbell falece e é lembrado pelo clube

Campbell comandou o Chelsea entre 1988 e 1991 (Foto: Chelsea FC)
Campbell comandou o Chelsea entre 1988 e 1991 (Foto: Chelsea FC)

Ex-treinador do Chelsea, Bobby Campbell faleceu no último sábado (07), aos 78 anos. Lembrado por ter recolocado os Blues na primeira divisão inglesa na temporada 1988-1989, com um recorde de pontos, 99, e na sequência chegar em quinto lugar na elite inglesa – naquele momento a melhor posição do clube nos últimos 20 anos -, o inglês manteve-se próximo do clube até o final de sua vida.

Ex-jogador de carreira encurtada por lesões, logo trabalhou com auxiliar técnico, passando por Portsmouth, Queens Park Rangers e Arsenal. Na sequência, iniciou sua trajetória como comandante em 1976, no Fulham, grande rival do Chelsea. Posteriormente retornou ao Portsmouth e treinou o Al-Qadsia, chegando ao Chelsea em 1987, para ser auxiliar-técnico de John Hollins. Com a má fase do time, terminou a temporada como interino e não evitou o rebaixamento. Na sequência, teve uma trajetória de êxitos nos Blues até 1991.

Após deixar o Chelsea, Campbell passou pelo Al-Arabi, onde encerrou sua carreira.

Em Stamford Bridge, comandou figuras da qualidade de Tony Dorigo, Kerry Dixon, Gordon Durie, Graham Roberts, Peter Nicholas e Steve Clarke, todos selecionáveis, mas não pode comandar o astro Pat Nevin, uma vez que o clube, vivendo problemas financeiros, preferiu vendê-lo ao Everton por £ 925.000,00

“Bobby era ótimo. Ele não entrou em pânico quando o time desceu (à segunda divisão), ele teve a oportunidade de reconstruir (o time) e trouxe jogadores sólidos, experientes, para adicionar ao que tínhamos e ele treinou muito bem. Ele construiu um time sólido”, disse Dixon ao site oficial do Chelsea.

Lembrando seu ex-treinador, o Chelsea, em seu site oficial, prestou condolências à família, tendo os jogadores do time atuado na partida contra o Stoke City com uma faixa no braço, em sinal de respeito.

“O Chelsea Football Clube está muito triste ao anunciar o falecimento de nosso antigo treinador Bobby Campbell, ao 78 anos. Todo o clube envia suas mais sinceras condolências à família de Bobby e aos amigos. Nossos jogadores usarão faixas pretas em sua memória no jogo de hoje (ontem) contra o Stoke.”

Ex-comandante era presença frequente em Stamford Bridge (Foto: Chelsea FC)
Ex-comandante era presença frequente em Stamford Bridge (Foto: Chelsea FC)

Além disso, o clube também lembrou o fato de que o comandante tinha ideias que fugiam à regra no país, implementando táticas diferentes.

“Ele era atipicamente flexível em suas táticas em uma era em que o futebol inglês era preso ao padrão do 4-4-2. Ele encontrava formas de acomodar três goleadores com Dixon, Durie e Kevin Wilson e tirou o máximo dos impressionantes laterais ofensivos Clarke e Dorigo.”

Em seus últimos anos de vida, Campbell viveu próximo ao Estádio Stamford Bridge e se tornou figura usualmente vista nas partidas do Chelsea, criando uma proximidade com Roman Abramovich. Além disso, não raro, frequentava os treinos do time, em Cobham, sempre demonstrando interesse no desenvolvimento dos jovens valores do clube.

Como o clube, o Chelsea Brasil presta sinceras condolências à família e aos amigos de um dos importantes treinadores da história dos Blues.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.