tommy docherty morre aos 92

Ex-técnico dos Blues, Tommy Docherty, morre aos 92 anos

A família do ex-técnico e jogador Tommy Docherty anunciou sua morte, na última quinta-feira. O escocês já tinha 92 anos e há muito batalhava contra uma doença. Dentro das quatro linhas, passou por clubes como Preston North End e Arsenal. Já na lateral do campo comandou equipes como Chelsea, Aston Villa e Manchester United. Além disso, colecionava 25 aparições pela seleção de seu país e atuou como técnico do selecionado escocês de 1971 a 1972.

Docherty deixou sua marca em Stamford Bridge nos anos 1960. Assim, assumiu a batuta de Ted Drake, em 1961. Portanto, o ex-jogador teve a responsabilidade de “amadurecer” o time jovem do Chelsea. Moderno e cheio de energia, introduziu diversas inovações táticas e intensificou os treinamentos. Então, o time que estava correndo risco de rebaixamento reagiu.

docherty com o time campeão do chelsea
Docherty e o time campeão do Chelsea em 1965 (Foto: Chelsea FC)

O “Doc”, como era conhecido, foi responsável por cimentar os lugares de Peter Bonetti, Ron Harris, Terry Venables e Bobby Tambling no time titular. Logo na primeira temporada, levou um elenco com média de idade de 21 anos à promoção para a primeira divisão da Inglaterra. Assim, após uma série de temporadas demonstrando bom futebol e chegando às fases finais de competições domésticas e internacionais, Docherty venceu finalmente a Copa da Liga em 1965. Entretanto, seu temperamento explosivo causou sua demissão dois anos depois após abusar verbalmente de um árbitro.

Apesar disso, os torcedores que assistiram aquele time jovem, veloz e ofensivo dos anos 60 sempre lembrarão de Tommy com muito carinho. No momento de sua morte, era o jogador Blue mais velho ainda vivo. Com o seu falecimento, o manto agora passa para Jimmy Smith, com 90 anos.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Lucas Jensen

Jornalista que ainda acredita que o futebol pode ser apreciado sem torcer (mas não se segura e torce mesmo assim). Fã de tática e do jogo reativo, se deleita nos contra-ataques e toques 'de primeira'. Amante racional da Premier League e nostálgico do Calcio, seus hobbies incluem teorias mirabolantes e soluções inusitadas.