Eto’o: “Você tem que trabalhar duro para alcançar seus sonhos”

(Foto: Chelsea FC)
(Foto: Chelsea FC)

Antes da temporada 1997/1998, o Real Madrid decidiu emprestar um promissor centroavante, de nome Samuel Eto’o, ao CD Leganes, então na segunda divisão espanhola. Em sua temporada de estreia, o jogador de 16 anos marcou quatro gols, o primeiro deles contra o Rayo Vallecano, pela Copa do Rei em setembro de 1997.

Dezesseis anos e meio depois e 300 gols por clubes mais tarde, Eto’o admite que não se lembra deste chute na cercanias de Madrid.

“Foi há muito tempo!” ressaltou o camaronês. Em verdade, deve ser realmente difícil se lembrar de todos os gols quando se marcou tantos.

“Farei isso no final de minha carreira, quando tiver tempo de olhar para trás e refletir. Por agora, meu foco é, apenas, no futuro e no próximo jogo. Isso é mais importante. É legal saber que marquei tantos gols, mas não fico contando. Espero e quero marcar muitos mais.”

(Foto: Chelsea FC)
(Foto: Chelsea FC)

Eto’o retornou ao Real Madrid depois desta temporada no Leganes, mas não se firmou na equipe, assinando com o Real Mallorca. Foi nas Ilhas Baleares que ele fez seu nome e, em pouco tempo, chegou ao Barcelona, sendo artilheiro da Liga Espanhola e campeão da Champions League. Esse foi um feito que ele repetiu no seu clube seguinte, a Internazionale de Milão. Será que o centroavante pensava que chegaria tão longe quando foi emprestado ao Leganes?

“Eu suava para isso,” salientou. “Eu pensei – e sempre disse a mim mesmo – que isso era uma possibilidade.”

“Se hoje alcancei essa meta – e também marquei muitos gols – é porque o trabalho duro me permitiu. Você tem que trabalhar duro para alcançar seus sonhos.”

A experiência de Eto’o, com a aproximação do clímax da temporada, certamente será proveitosa e o atacante, hoje com 33 anos, disse que fará tudo o que puder para ajudar, tanto os seus colegas mais jovens, quanto o time a alcançar seus objetivos.  Ele tem feito isso com muita categoria, tendo sido decisivo no derby contra o Tottenham e nas oitavas de finais da UEFA Champions League pelo Galatasaray, quando o Chelsea esteve frente a frente com seu ídolo Didier Drogba.

“Fiquei muito feliz com a recepção que ele recebeu,” disse sobre o retorno de Drogba a Stamford Bridge. “Ele fez muitas coisas boas nesse clube. Nós somos dois dos grandes filhos da África e foi um prazer jogar contra ele. Foi uma pena que ele perdeu, mas a noite era nossa no final.”

(Foto: Chelsea FC)
(Foto: Chelsea FC)

“O jogo contra o Tottenham foi difícil e também bom,” disse lembrando a vitória por 4×0. “A atmosfera foi fantástica. Um clássico é sempre uma partida em que você consegue uma satisfação extra vencendo. A maneira pela qual vencemos o Tottenham foi muito boa, por isso foi um grande dia.”

Todos os gols de Eto’o pelo Chelsea foram marcados em casa, e ele elogiou a paciência dos torcedores, que sempre cantam seu nome nos jogos. O camaronês tem celebrado seus gols com muita alegria e próximo da torcida, demonstrando o bom relacionamento que construiu com eles.

“É sempre um grande prazer jogar em Stamford Bridge. Eu já sabia disso pois joguei aqui como adversário e hoje é um enorme prazer defender essa camisa. Já disse um grande obrigado aos nossos torcedores e quero agradecê-los novamente por todo o apoio que eles me deram e continuam me dando.”

“Minha adaptação ao futebol inglês, no início, não foi fácil. Jogo após jogo, com muito trabalho, tentei me integrar e mostrar o que sou. Quando você trabalha e dá tudo pela causa os torcedores reconhecem isso.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.