“Espero melhorar meu futebol e fazer mais gols na próxima temporada”, afirma Oscar

Oscar desembarcando em Montreal para a pré-temporada (Foto: Chelsea FC)
Oscar desembarcando em Montreal para a pré-temporada (Foto: Chelsea FC)

Não restam muitas “primeiras vezes” para Oscar em sua carreira. Ao longo de três anos de sucesso no Chelsea e ainda mais tempo na Seleção Brasileira e em outros clubes, o meio-campista, apesar de ter apenas 23 anos, já passou por muita coisa e pode-se dizer um jogador já experiente. Contudo, nesta semana, o brasileiro teve a chance de ter mais uma uma “primeira vez” na carreira: Oscar iniciou a sua primeira pré-temporada desde que se tornou um atleta profissional, há pouco mais de cinco anos.

Este mês, há três anos, Oscar selou sua transferência para Stamford Bridge a partir do Internacional de Porto Alegre, mas ele já estava em Londres para competir nos Jogos Olímpicos. Sua nação fez todo o caminho até a final, mas teve de se contentar com a medalha de prata. Logo em seguida Oscar se apresentou ao Chelsea para iniciar a temporada. Na época, o brasileiro já vinha de seis meses de atividade no futebol brasileiro, sendo que nas férias anteriores pelo Internacional estava servindo a Seleção Sub-20.

No meio de 2013 Oscar emendou praticamente dois meses e meio de futebol ininterruptos ao servir o Brasil que levantou a Copa das Confederações, onde foi destaque. Logo após o torneio o brasileiro teve duas semanas de descanso e já retornou ao Chelsea para iniciar a temporada, sem participar dos preparativos da mesma. Já nas férias seguintes, em 2014, Oscar esteve na Copa do Mundo e com o descanso após o torneio também não fez praticamente toda a pré-temporada com os Blues.

Tudo isso teve um impacto significativo sobre a capacidade do meio-campista de se manter descansado e a manter a boa forma ao logo de toda a temporada, tendo sofrido críticas de torcedores por cair de produção nas segundas metades de campanhas, após fazer seis meses de alto nível vestindo azul.

Porém, quando se imaginava que Oscar perderia novamente os preparativos para a próxima temporada, o brasileiro sofreu lesão no último mês de maio  que o impediu de disputar a Copa América de 2015, dando a ele, de maneira forçada, férias normais pela primeira vez desde o início de sua trajetória profissional. Diferente de seus compatriotas Willian e Filipe Luis, que atualmente estão em curtas férias por terem participados, Oscar já está de volta com o plantel do Chelsea e participa pela primeira vez de uma pré-temporada completa.

Falando ao site oficial do clube londrino a partir de Montreal, no Canadá, Oscar considerou sua participação na preparação da temporada:

“Esta é a primeira vez que eu começo uma pré-temporada e para mim isso é muito, muito importante. Foi importante também finalmente desfrutar de férias e poder ficar com a família e amigos. É muito importante também pois já haviam cinco anos que eu não tinha férias e nos últimos três anos desde que eu me juntei ao Chelsea eu joguei uma maratona de mais de 200 jogos praticamente sem descanso e isto é muito para um jogador profissional”.

Seu treinador, José Mourinho, também já destacou o fato em maio, e fez questão de reafirmar sua confiança no jogador e no potencial benefício que uma pré-temporada bem feita pode ter para o jovem armador, afirmando:

“Oscar é um jogador fabuloso, mas que nunca teve uma pré-temporada em sua vida. Nunca! Ele sempre esteve jogando todos os torneios nos períodos férias com clubes antigos ou pela Seleção Brasileira. 

E agora que ele não jogou a Copa América, ele poderá descansar e fazer uma pré-temporada. Então eu tenho a sensação de que na próxima temporada, Oscar terá a mesma evolução que Hazard teve nesta.”

Ao ser perguntado sobre a declaração de Mourinho, Oscar respondeu:

“Eu também acredito nisso (na importância de fazer uma pré-temporada completa). Eu quero jogar melhor e quero marcar mais gols, pode alcançar o meu melhor futebol, porque eu sei da minha qualidade e eu tenho certeza que eu posso fazer esta temporada melhor do que na última, e isto porque foi uma boa temporada, em que fomos campeões de duas competições. E agora eu quero vencer ainda mais títulos.”

Durante a sua pausa para férias,  Oscar, que já  ostentou a camisa 10 do Brasil, teve a chance de se encontrar com o maior e mais famoso jogador de todos os tempos: o lendário Pelé. Eles estiveram juntos na Malásia para uma visita promocional de um patrocinador em comum e tiveram tempo para jantarem juntos e conversar, e parece que Oscar apreciou conhecer “O Rei”:

“Foi maravilhoso. Pelé é um ídolo para mim e todos, uma pessoa incrível, quando eu o conheci eu descobri que ele é uma pessoa muito agradável. Para o Brasil e para o futebol ele é muito importante e eu gostei de poder passar dois dias com ele.

Ele tem dito que gosta do meu futebol já há um bom tempo e têm sempre dito coisas boas sobre mim e isso significa muito. É claro que eu nunca vi um jogo dele, mas assisti a todos  os vídeos dele pelo Brasil e dá pra entender porque ele é o rei do futebol.”

Na última temporada, Oscar venceu pela segunda vez o prêmio de Melhor Gol da Temporada do Chelsea, eleito por internautas, torcedores e jogadores do clube. A primeira vez havia sido em 2012/2013, com o famoso e antológico gol contra a Juventus na Champions League, no qual deu um drible desconcertante em Andrea Pirlo. Antes dele, Ramires, que venceu o prêmio duas vezes, e Juliano Belletti, já haviam recebido o prêmio, fazendo com que brasileiros tenham conquistado o prêmio cinco vezes em suas nove edições.

Oscar comentou o prêmio vencido no clube e afirmou esperar marcar ainda outros tantos com a camisa azul:

“Em três anos aqui no clube eu marquei muitos gols e alguns bonitos. Vou tentar marcar ainda  mais. E pode ter certeza que nesta temporada os brasileiros vão tentar ganhar novamente o Gol do Ano.”

Veja abaixo o gol de Oscar que venceu o prêmio em 2014/2015, que rendeu à Oscar a alcunha de “the brialiant brazilian”:

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.