Entrevista com Lucas Piazon

Piazon na sua partida de estreia com os profissionais contra o Wolves. (Foto: Site Oficial do Chelsea)

Com a perspectiva do jogador de  18 anos ter feito a sua estreia no time profissional, há duas semanas, e ele deu sua primeira entrevista completa para o site oficial do Chelsea.

No mês passado Lucas Piazon estreou pelo time Sub-21 em uma partida da Liga em Stamford Bridge – uma vitória por 5-0 sobre o Wolverhampton Wanderers. Vinte e quatro dias depois, o jovem brasileiro fez sua estréia na equipe principal do Chelsea em Stamford Bridge, novamente contra o Wolves, desta vez com uma vitória por 6-0.

Semelhanças entre as duas ocasiões são claras, e uma das maiores é que ele parecia tão confortável em uma equipe contendo John Terry, Gary Cahill, Ramires, Juan Mata e Fernando Torres, bem como colegas estreantes como Cesar Azpilicueta e Victor Moses.

A diferença é que ele não marcou dois gols na partida do time Sub-21 na equipe principal, mas isso é um detalhe pequeno como ele tinha todos os motivos para estar satisfeito com seus primeiros 90 minutos na equipa principal, mesmo que ele tenha admitido ter sentido alguma decepção de não ter marcado na sua estreia no time profissional.

Mas eu estava feliz por causa das outras ocasiões do jogo e, depois, Robbie (Di Matteo) falou comigo e Steve (Holland) falou comigo e eu percebi que era realmente muito bom“, disse Piazon ao site oficial do Chelsea.

Você não precisa ficar nervoso, nem muito animado quando você está jogando no time principal. Você precisa ter calma, porque se você está aqui é porque você pode jogar. Você só precisa fazer o seu trabalho e jogar o seu jogo“.

O jogo foi bom, o time jogou muito bem e no início foi muito importante. Em 20 minutos estávamos ganhando de 3-0 e foi bom para os jogadores que não estavam jogando tantas vezes para ganhar ritmo de jogo“.

A partida de estreia de Piazon no time profissional veio um ano depois da sua transferência para o Chelsea. Ele foi anunciado em Março de 2011, após assinar pré-contrato com o São Paulo depois de ter impressionado com o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-17. Ele já tinha sido artilheiro do torneiro pela equipe Sub-15.

Ele disputou 13 jogos no total pelo Youth e fez 10 aparições pelos reservas, marcando quatro gols. As apresentações foram suficientes para vencer o Jogador Jovem do Ano, e um lugar na equipe principal na pré-temporada de verão nos EUA, durante o qual ele marcou contra o Paris Saint-Germain, em Nova York.

Quando cheguei, comecei no time reserva e eu estava jogando tantos jogos na equipe Youth para me adaptar ao futebol inglês“, ele disse, “e eu acho que isso foi muito importante para mim. Agora eu tenho jogado com a equipe principal, o momento mais importante da minha carreira, por isso a equipe dos Youth e dos reservas me ajudou muito para estar onde estou agora“.

Na América eu marquei um gol que foi bom e está na pré-temporada é importante para os jovens a ter uma chance de jogar, e para o Chelsea, para ser capaz de nos dar uma chance. Gostei muito do passeio e foi uma grande experiência na minha vida“.

Um mês atrás, Piazon foi dito que ele é agora um membro fixo do time principal, usando o vestiário no edifício principal em Cobham e treinando todos os dias com os jogadores profissionais, embora em ocasiões que ele está jogando para as equipes Sub-19 e Sub -21, como a última sexta-feira em Brentford.

Cada menino que nasce lá, o primeiro esporte que ele joga é o futebol“, diz ele. Eu nasci em São Paulo, mas quando eu fui à escola lá, eu era muito pequeno, então eu não jogava futebol, mas depois me mudei para o sul do país, quando eu tinha seis anos de idade e na minha primeira escola comecei a jogar. Eu costumava jogar também à noite com os jogadores que eram mais velhos do que eu. Todo dia eu estava jogando futebol“.

Nós jogávamos na escola, íamos jogar nos clubes e, depois, quando voltávamos para casa nos misturarávamos com pessoas que jogavam na rua e a gente colocava dois cones para brincar livremente e para nos divertir. Em alguns edifícios têm um campo pequeno, com cinco contra cinco e você está sempre jogando futebol“.

Futsal é um organizado, com cinco jogadores para cada lado, é jogado com uma bola um pouco menor do que o futebol regular e desenvolve habilidades características. O ex-meia do Chelsea Deco explicou que, devido à sua educação no futsal, ele controlava a bola, que em vez de usar o seu peito do pé ao longo da sua ilustre carreira.

Todo menino no Brasil começou no futsal – eu, Oscar, David Luiz, Ramires, Neymar, Ronaldinho, Ronaldo, Robinho – todos“, listou Piazon.

Quando passamos para o campo grande é difícil e eu continuo a usar algumas das técnicas de futsal às vezes e isso é bom, porque o futsal é em um espaço pequeno e que ajuda a você quando vai jogar futebol e há um monte de jogadores em um espaço pequeno“.

Piazon teve a sorte de vir a uma família, onde uma boa educação era possível, bem como o incentivo em uma frente esportiva. Quando o futebol começou a se tornar importante em sua vida lhe foi dito, enquanto ele continuou muito bem na escola e os seus pais sempre o apoiavam. Felizmente, as boas notas continuavam chegando, com Geografia a sua matéria favorita e Português.

Quando eu era mais novo eu gostava de matemática, mas que ficou muito difícil. Quando era só números que eu era muito bom, lembra ele com um sorriso.

Ele começou a jogar nos juniores dos clubes locais, Coritiba e Atlético Paranaense, onde ele também ia com os amigos para assistir aos jogos das equipes. E então veio a mudança para São Paulo, de volta a sua cidade natal e ao clube que desenvolveu o ex-jogador do Chelsea, Belletti, bem como lendas brasileiras Kaká e Cafú, e mais recentemente Oscar.

A diferença entre as categorias de base do Chelsea e do São Paulo e as outras categorias no Brasil é que temos muitos mais jogadores no Brasil“, aponta Piazon. Em São Paulo, na categoria Sub-15 você tem 25 jogadores, o Sub-17 você tem 25, no Sub-20 você tem 20 jogadores“.

Mas eu acho que a qualidade não muda muito. Os jogadores do Brasil eles gostam de passar mais, aqui eles são mais fortes por isso é difícil comparar, porque é uma maneira diferente de jogar – mas se você jogar Chelsea x São Paulo com menores de 15 anos ou Sub-17 seria um bom jogo“.

O apoio de seus pais estendida a ele de se mudar para morar na Inglaterra, alguns meses depois de ter ingressado Chelsea. Mas ele era improvável que carecem de empresa brasileira no clube de qualquer maneira. Ele poderia ser uma suposição de pensar todos os brasileiros gostam de passar tempo juntos, mas, neste caso, que o convívio parece genuíno.

Quando eu cheguei haviam três brasileiros aqui e quando Oscar chegou haviam três também e eu acho que foi bom para ele, como foi para mim“, disse Piazon.

Ele ajuda você a se adaptar e de se aproximar das pessoas no clube e que é realmente importante. Estamos sempre juntos, na casa de um e de outro, na casa de Davi, na casa de Rami, e é bom que seja assim“.

Estabeleceu-se na Inglaterra e tem um contrato longo no Chelsea (em janeiro, ele assinou uma extensão de contrato até 2017), Piazon se encaixa bem com o estilo de futebol que está sendo desenvolvido no clube.

Eu acho que eu posso jogar pela direita ou pela esquerda, como um 10, ou na última opção como um atacante. Eu acho que a minha melhor posição é na esquerda, mas se eu precisar jogar qualquer um dos outros, então isso não é problema“.

Nada do curso é de ser um dado adquirido quando se trata de seleção da equipe, mas ele deve estar olhando para a data da copa Capital One contra o Manchester United, no final do mês, na esperança de dar outro passo em frente na sua carreira, jovem e promissora.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.