Enquanto o Chelsea tenta seu quinto título, confira como foram as outras conquistas dos Blues na FA Youth Cup

Blues celebram título na temporada passada. (Foto: Chelsea FC/Press Association)
Blues celebram título na temporada passada. (Foto: Chelsea FC/Press Association)

Na segunda-feira, o Chelsea tentará reverter uma vantagem de 1-0 do Norwich City, em Stamford Bridge, pelo segundo jogo da final da FA Youth Cup. E para levantar a moral dos nossos garotos, o Chelsea Brasil relembras as quatro taças que os Blues já ganharam nesta competição. A ‘Chelsea TV’ transmitirá o jogo, ao vivo.

1959/1960: 5-2 sobre o Preston North End no placar agregado e primeiro título da história

Depois de uma tranquila semifinal, o Chelsea chegava com moral para a final, diante do Preston North End. Mas, pelo menos na primeira partida, os azuis de Londres não tiveram vida fácil. Empate por 1-1 em pleno Stamford Bridge complicou a situação dos meninos, que precisavam se superar para levantar o troféu fora de casa.

E o Chelsea conseguiu. Com show de Bobby Tambling, que marcou um hat-trick, os Blues venceram por sonoros 4-1. O outro gol da equipe azul, foi marcado por Bolland, enquanto Matthews descontou para os mandantes. A festa estava formada, com o capitão Tom Finney levantando a taça.

1960/1961: O bicampeonato veio sobre o Everton, com 5-3 no placar agregado

Na defesa do título conquistado na temporada anterior, o Chelsea fez uma campanha sensacional, marcando 34 gols. Derrotou o Fulham por 9-0, Ipswich Town e Oxford United por 7-0, e derrubou o rival Tottenham por 4-0. Nas semifinais, outro rival caiu pelo mesmo placar, o Arsenal.

Na final, outro clube azul aguardava. O Everton precisava estar em um dia inspirado na defesa se quisesse derrotar o Chelsea. Felizmente, isso não aconteceu. Em Stamford Bridge, Bert Murray fez três gols, e os Blues venceram por 4-1.

A partida de volta no Goodison Park serviu para consolidar um título que já havia sido praticamente garantido. Apesar do revés por 2-1, a festa foi do clube de Londres, que conquistou seu segundo título.

2009/2010: 49 anos depois, chega o tricampeonato contra o Aston Villa

Após 49 anos de jejum, o Chelsea voltou a vencer a competição. Em final contra o forte Aston Villa, os Blues sofreram, mas conseguiram, ao final das duas partidas, ficar com a taça.

A primeira perna, no Villa Park, terminou em empate por 1-1. Daniel Devine abriu o placar para o Villa, mas Jeffrey Bruma, hoje emprestado ao Hamburgo, empatou de cabeça. Dessa forma, a decisão era levada para Londres.

Mais de 10.000 pessoas compareceram em Stamford Bridge para apoiar o Chelsea. E a resposta dos jogadores veio em campo. O Villa havia aberto a contagem, mas Marko Mitrovic e Conor Clifford viraram para 2-1, e o troféu ficou com o time da casa.

Pela primeira vez, o Chelsea conquistava a dobradinha. Além da FA Youth Cup, Didier Drogba, em cobrança de falta, também trazia a FA Cup para Stamford Bridge.

2011/2012: Nova dobradinha, e show sobre o Blackburn Rovers

Depois de passar por uma dura semifinal, onde o Chelsea derrotou o Manchester United por 3-2, o título seria decidido contra o Blackburn Rovers, em duas partidas.

A primeira em Stamford Bridge, praticamente selou o troféu daquela temporada. Com gols de Nathaniel Chalobah, Lewis Baker, e dois de Lucas Piazon, o Chelsea levava grande vantagem para o segundo jogo em Ewood Park.

No jogo de volta, uma derrota simples, por 1-0, foi suficiente para o tetracampeonato dos Blues. Na mesma temporada, mais uma vez, Didier Drogba decidia, e o Chelsea conquistava a FA Cup, com mais uma dobradinha.

Category: Chelsea Football Club

Article by: Vinícius Paráboa