Apesar dos muitos títulos conquistados e o prestígio adquirido durante o comando do Barcelona, Roberto Di Matteo se mostra cauteloso ao falar sobre o futuro de Pep Guardiola. O técnico interino dos Blues acredita que Guardiola poderá ter bastante dificuldade em implementar sua filosofia de jogo no clube catalão a outras equipes.
Guardiola certamente tem seus méritos como técnico e o estilo de jogo que aplica ao Barcelona tornou-se sensação no mundo inteiro, inclusive enchendo os olhos do magnata Roman Abramovich, que especula-se, gostaria de uma reformulação no elenco para que este pudesse mostrar um futebol mais vistoso, ofensivo, e Pep foi identificado como o homem que poderia satisfazer essa vontade. Mas Di Matteo não se mostra tão esperançoso:
“A história nos conta que é difícil replicar a cultura de um clube em outro. Ele (Guardiola) pode ser o primeiro a fazê-lo. Mas se você olhar para trás, parece que tem sido diferente.”
E não precisamos ir muito longe no passado para encontrarmos exemplos do que disse o italiano, sendo ele mesmo parte de um processo, juntamente com Andre Villas-Boas, o qual pretendeu sem sucesso nenhum replicar o estilo de jogo do antigo clube do português, o Porto. Fracasso total, Villas-Boas demitido sem cerimônia. A decisão de Di Matteo, apontado como interino, de voltar às origens do futebol jogado pelo clube londrino, se pagou espetacularmente.