Stamford Bridge foi palco do projeto Clube Autor do Dia, que tem como intuito ajudar crianças e adolescentes a ampliarem seu gosto pela leitura envolvendo futebol e literatura. Realizada pela instituição nacional britânica de caridade, a National Literacy Trust, Premier League e a Fundação Chelsea, 150 jovens fizeram parte do evento dessa semana visitando o estádio do clube.
As crianças, de nove a treze anos, vieram de Londres e de Bedfordshire, costa sul da Inglaterra, para participar de workshops apresentados por autores, além de fazerem parte de uma tour especial pelo estádio azul.
O evento faz parte da iniciativa Reading Stars da Premier League, que usa a paixão de jovens pelo futebol para motivá-los a ler, com cada clube do campeonato selecionando seus jogadores para fazer parte da campanha, onde eles falam de seus livros favoritos e desafiam os jovens à leitura via vídeos online.
Jim Sells, coordenador do programa no National Literacy Trust, agradeceu à Fundação Chelsea por receber o projeto em Stamford Bridge:
“Obrigado à Fundação Chelsea por nos ajudar a realizar um dia fantástico para essas crianças e leitores estrelas da Premier League – foi a recompensa perfeita para todo o trabalho duro delas no final do curso.
O Reading Stars está acontecendo em todo o país para ajudar crianças a descobrir o verdadeiro amor pela leitura, e apresentar esses workshops em Stamford Bridge foi o modo perfeito de celebrar isso.
“Este evento já ajudou a mostrar para esses jovens fãs de futebol a recompensa tangível, assim como a diversão que a leitura pode proporcionar”.
O coordenador escolar de educação da Fundação, Sam Gaskin-Kemp, também falou sobre a iniciativa:
“Estamos muito satisfeitos por estarmos disponíveis para sediar o Clube Autor do Dia em Stamford Bridge, e por celebrar o sucesso de todos os aprendizes que concluíram o programa Reading Stars da Premier League, um programa que estamos diariamente realizando como parte de oferecimento às escolas da Fundação Chelsea, e isso nos promoveu a oportunidade de envolver novamente estudantes que encontram a leitura como um desafio e usar o sucesso do Chelsea FC para ajudar a motivá-los e inspirá-los.”