
Recentemente, a FIFA divulgou os finalistas à Bola de Ouro 2014, e, entre eles, está o goleiro alemão Manuel Neuer, que concorre juntamente com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Para muitos, o alemão, considerado o melhor goleiro da atualidade, deveria, inclusive, levar o prêmio. E apesar de manter atuações consistentes do goleiro pelo Bayern e sua seleção, Gary Neville acredita que Thibaut Courtois irá ultrapassar Neuer nos próximos anos, e se tornar, assim, o melhor goleiro do mundo.
Courtois, depois de vencer forte concorrência com a lenda do Chelsea, Petr Cech, o que causou espanto em muitos, tem se consolidado no gol dos Blues, após passar três anos emprestado ao Atlético de Madrid, onde alcançou o status de um dos melhores goleiros da atualidade.
Escrevendo em sua coluna para o periódico britânico The Telegraph, Gary Neville disse: “Courtois tem talento para se tornar o melhor goleiro do mundo nos próximos 12 a 18 meses. Eu acredito que ele vai passar Neuer.”.
Impressionado com as atuações do atual camisa 13 do Chelsea, o ex-lateral do Manchester United, e hoje auxiliar da Seleção Inglesa e comentarista de televisão, afirmou, inclusive, que considera Courtois o melhor jogador da Premier League, a frente de Diego Costa e Sérgio Agüero:
“O jogador da temporada até agora, para mim, não é Agüero ou Costa, mas sim o novo goleiro do Chelsea, que joga tão bem que traz um sorriso ao meu rosto. E, devo dizer, poucos goleiros me fazem sorrir.”
Quando anunciada sua volta definitiva ao Chelsea, muitos questionaram se Courtois deveria, logo de início, ocupar uma vaga no time titular dos Blues. Um dos motivos era a boa forma de Cech, que na temporada passada recebeu o prêmio de melhor goleiro da Premier League. Outro motivo, muito levantado pela imprensa britânica, seria a diferença de nível do Campeonato Espanhol em comparação com a Premier League, sendo que os jornalistas questionavam se o goleiro belga seria capaz de manter suas boas atuações na Inglaterra.
Neville, contudo, não só afirma que Courtois se consolidou na competição, como elogiou as atuações e posicionamentos do goleiro:
“Na Premier League, que seria para ele o teste final para dizermos se ele realmente é um dos melhores do mundo, é quase um momento ‘celestial’ ver como ele lida com cruzamentos e lances de bola parada. Na minha opinião, quando uma bola viaja através da área, tem que haver uma excelente razão para que ela acabe nas mãos do goleiro adversário. Mas se você notar o posicionamento de Courtois quando a bola é cruzada, como ele consegue antecipar onde o adversário irá cruzar, e como ele já está na bola quando ela chega, parece natural. É uma habilidade fantástica. Eu sempre questionei goleiros que tentam segurar a bola ao invés de socá-la, mas Courtois destrói o mito de que afastar a bola é sempre a melhor opção.”
Courtois e seus companheiros voltam a ação na tarde desta quarta-feira, às 17:45, horário de Brasília, em Stamford Bridge. O adversário será o rival londrino Tottenham, e o confronto valerá pela Premier League. A partida contará com cobertura completa do Chelsea Brasil.