Courtois conta sobre o período que passou nas categorias de base do Genk

teenage-kicks--thibaut-courtois.img.png
Courtois: “Eu ganhei o prêmio de melhor goleiro em alguns torneios, e a ideia de que talvez eu tivesse mais futuro como goleiro do que como defensor começou a crescer” (Foto: Chelsea FC)

Thibaut Courtois é um dos últimos entrevistados da série Teenage Kicks, realizada pelo site oficial do Chelsea FC. Didier Drogba e Peter Cech são um dos nomes que já passaram pelas entrevistas, que abordam perguntas sobre o período em que os jogadores do time principal passaram pela categoria de base de seus primeiros times, e o que lembram da adolescência.

Neste episódio, Courtois contou sobre como o voleibol o influenciou em se tornar goleiro, a filosofia aprendida por ele no Genk e a importância de seu primeiro contrato profissional.

Com que idade você começou a jogar por um clube profissional?

“Comecei a jogar pelo Genk com oito anos.”

Em quais posições você jogava?

“Eu comecei como lateral-esquerdo. Eu tinha bons reflexos por ter jogado voleibol, e eu gostava de ‘mergulhar’, ir pro chão, então as vezes eu jogava no gol quando fazíamos rotação. Eu ganhei o prêmio de melhor goleiro em alguns torneios, e a ideia de que talvez eu tivesse mais futuro como goleiro do que como defensor começou a crescer.”

Quem atuou do seu lado e se tornou um jogador de futebol profissional? Você já jogou contra algum jogador atualmente famoso durante a base?

“Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos eu joguei contra o Jack Wilsher num torneio internacional, e algumas vezes contra o Romelu Lukaku quando ele estava no Anderlecht.”

Onde você vivia? Como chegava aos treinos?

“Eu morava em Bilzen, a quinze minutos de Genk. Quando eu era mais novo minha mãe ou meu pai costumava me levar de carro para o treino. Logo mais tarde eu comecei ir de micro-ônibus ou carro com meus amigos que viviam próximo de mim ou que percorriam o mesmo caminho até o treino.”

Qual gênero musical você escutava nos anos de categoria de base?

“House music e dance music – pessoas como David Guetta e Martin Solveig, grandes DJs.”

Quais eram suas roupas prediletas e cortes de cabelo?

“Eu vestia roupas normais, um jeans e uma camiseta. Não tínhamos uniforme escolar, então podíamos nos vestir como quiséssemos. Quando eu tinha 11 ou 12 anos usava um moicano, porém meu cabelo não era raspado dos lados, só era mais alto no meio da cabeça. Caso não fosse assim, era parecido com o que uso agora.”

Olhando para trás, qual foi o melhor conselho que recebeu?

“No Genk tem o estádio, então uma avenida, alguns estacionamentos, e depois o centro de categoria de base. Uma coisa que eu me lembro é de meu treinador, no sub-12 ou sub-13 , ter dito que se você quisesse atravessar a avenida e jogar no estádio principal, você tinha que trabalhar duro. Foi um desafio e também  foi muito bom ter realizado isso.”

Os centros de treinamento eram bons?

“Nos meus primeiros dois anos os treinos aconteciam no gramado antigo, e depois nos mudamos para um novo, que era o melhor da Bélgica. Eram 12 vestiários, seis campos de grande qualidade. Agora o centro está ainda melhor .”

Você venceu algum torneio durante os tempos da base?

“Eu não me lembro se ganhamos o campeonato, mas conquistamos alguns torneios. A filosofia principal do Genk era jogar bem ao invés de ganhar tudo. Na categoria de base do Genk você sempre verá os jogadores tentando jogar, jogar e jogar. Isso era a coisa mais importante.”

Como foi assinar seu primeiro contrato profissional?

“Acho que eu tinha 16, 17 anos. Entrei pela primeira vez no time principal e eles me deram um contrato. Mais tarde, quando eu tinha uns 18 anos, comecei a realmente fazer parte do time principal, e então eles deram o meu verdadeiro contrato profissional. Quando eu o assinei meu pai estava comigo. Foi bom pois era o marco da minha primeira conquista, e o primeiro passo para fazer mais coisas no futebol.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.