No último sábado (18), o Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0 no Stamford Bridge e se aproximou ainda mais do título. No triunfo dos Blues, um jogador em especial teve seu papel tático destacado: foi Kurt Zouma, que atuando no meio-campo, foi o encarregado de impedir Fellaini de jogar. José Mourinho também explicou a missão que deu ao garoto.
“Eu tinha de ficar com Fellaini, porque sabíamos que ele estava perigoso naquele momento. O jogador estava marcando muitos gols, então eu tinha que manter o olho nele e eu acho que fiz isso bem. Tive de ficar perto dele.
O jogo foi muito difícil. O importante foi que tivemos uma chance e conseguimos marcar o gol. Nos defendemos muito bem. O Manchester United não teve muitas chances de marcar. Nos mantemos compactos.”
O jogador, de apenas 20 anos, externou o que José Mourinho o disse às vésperas do jogo contra os rivais de Manchester.
“Mourinho me disse para voltar meu jogo para Marouane Fellaini e controlar os cruzamentos dos wingers. Depois, ele disse para esperarmos por um erro e marcarmos o gol. Fomos capazes de fazer os jogadores importantes deles desaparecerem. Ninguém os viu. Estavam em nossos bolsos.”
Em seguida, Mourinho também comentou sobre a missão de Kurt Zouma e festejou o sucesso do que foi proposto: Fellaini – peça importante no desenho tático do Manchester United – pouco jogou e o Chelsea teve a vida facilitada, uma vez em que ele é um efetivo jogador de ataque do time.
“Eu disse para Zouma que queria o jogo de 10 contra 10 e não 11 contra 11. Durante a semana estávamos trabalhando para isso e o jogo realmente foi de 10 contra 10. Vejo o que ele [Kurt Zouma] vem fazendo por nós, jogando como zagueiro central contra Sterling e Agüero.
“Contra o Tottenham, ele jogou como jogador de meio-campo em um sistema que apenas um jogador segurava o meia [o esquema 4-1-4-1]. Contra o United, jogou para conter Fellaini. Zouma está fazendo trabalhos incríveis para nós.
“Zouma é, mentalmente, muito, muito forte também. Não apenas fisicamente, mentalmente ele é muito forte. Aprendeu muito do ponto de vista tático desde sua chegada. Assim, podemos imaginar que, tendo 20 anos, Chelsea tem 10 anos de Zouma.”